Orquestra Sinfônica Jovem Música na Rede faz sua estreia oficial com concerto de gala no Theatro Carlos Gomes
Nesta
terça-feira (23), a partir das 19h30, o palco do Theatro Carlos Gomes, no Centro
de Vitória, será o cenário de um marco para o Programa Música na Rede, a
estreia oficial da Orquestra Sinfônica Jovem Música na Rede, com sua formação
instrumental completa. O evento tem entrada gratuita e contará também com
apresentações da Orquestra Escola Música na Rede e uma recepção especial do
Quarteto de Fagotes.
A
apresentação da orquestra principal coroa um longo processo de amadurecimento
técnico dos estudantes da rede estadual. Inicialmente, o grupo se apresentava
sob o formato de Camerata Jovem, composta exclusivamente por instrumentos de
cordas. Com a incorporação de novos naipes — madeiras, metais e percussão —, o
conjunto atinge agora o patamar de orquestra sinfônica. Após uma apresentação
de "pré-estreia" realizada no Parque Moscoso, os jovens músicos sobem
ao palco do Carlos Gomes para o concerto que oficializa esta nova fase.
"Essa
é uma realização que atinge o objetivo do projeto. A Orquestra Sinfônica Jovem
teve seu início em 2018, quando começamos com as cordas para formar a base da
Orquestra. Como o projeto Bandas já vinha, ao longo dos anos, formando
instrumentistas de sopro, chegou o momento em que as cordas alcançaram um nível
que permitiu a integração dos sopros e da percussão. Com isso, passamos a
alcançar, de fato, a formação de uma Orquestra Sinfônica Jovem", celebra
Tatiana Fernandes, coordenadora do projeto.
Viagem
musical: do Barroco à Música Brasileira
Para
celebrar a nova formação, o programa do concerto foi estruturado com peças que
exigem grande maturidade técnica da orquestra, promovendo um passeio por
diferentes períodos históricos e escolas musicais.
O
repertório internacional traz ícones da música de concerto, como o épico poema
sinfônico Finlandia, Op. 26, do compositor Jean Sibelius, uma obra
marcada por melodias turbulentas e heroicas que evocam a luta nacional do povo
finlandês, e o apoteótico Aleluia, o mais famoso movimento do oratório O
Messias, do compositor barroco G. F. Handel.
O
concerto também revisita o classicismo vienense e o romantismo com trechos de
duas das obras mais executadas no mundo: a Sinfonia nº 9, de Ludwig van
Beethoven (famosa mundialmente pelo tema "Ode à Alegria"), e a Sinfonia
nº 9 "Do Novo Mundo", de Antonín Dvořák. O público também poderá
apreciar o Concerto para Viola em Sol Maior, de Georg Philipp Telemann,
reconhecido como o primeiro concerto escrito especialmente para explorar o
potencial solista do instrumento.
A
segunda parte da apresentação destaca a riqueza da música nacional. A orquestra
executará O Trenzinho do Caipira, famosa tocata que integra as Bachianas
Brasileiras n.º 2 de Heitor Villa-Lobos, onde os instrumentos imitam de
forma lúdica e genial o som e o movimento de uma locomotiva a vapor pelo
interior do país.
Completando
o espetáculo com vibração e ritmo, a orquestra traz arranjos do pernambucano
Maestro Duda (José Ursicino da Silva). Eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco, o
compositor e arranjador é mestre em traduzir gêneros populares, como o frevo e
o choro, para a linguagem das bandas e orquestras.
Programação:
● Recepção
com Quarteto de Fagotes (Hall do Teatro)
● Apresentação da Orquestra Escola Música na Rede
● Concerto de estreia da Orquestra Sinfônica Jovem Música na Rede
Serviço
Estreia
Oficial da Orquestra Sinfônica Jovem Música na Rede
Data:
23/06 (Terça-feira)
Horário:
19h30
Local:
Theatro Carlos Gomes (Praça Costa Pereira, Centro, Vitória/ES)
Entrada:
Gratuita, iniciada uma hora antes da apresentação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com /
comunicacao@secult.es.gov.br