02/10/2014 07h30 - Atualizado em
05/01/2017 14h53
Orquestra Sinfônica do Espírito Santo apresenta a "Sinfonia do Novo Mundo"

O programa será composto por obras do compositor francês Fauré, do alemão Ferdinand David e do tcheco Dvorak

Abrindo o programa, a célebre Pavana, escrita por Fauré em 1887, e o Concertino para Fagote, escrito por Ferdinand David. Mas a grande obra da noite é a Sinfonia n.º 9, de Dvorak. Estreada com grande sucesso, em 1893, no Carnegie Hall de Nova York, foi escrita quando o compositor passou um período nos Estados Unidos. De acordo com o maestro Helder Trefzger, "a composição apresenta temas originais de Dvorak aos quais ele conferiu um sabor da música norte-americana, particularmente dos negros e dos índios".
Solista
O destaque das apresentações será o fagotista Francisco Formiga, solista da noite. Natural de Tauá (CE), Francisco de Assis Formiga cursou a Escola de
Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), onde iniciou os estudos de fagote com o professor Stanislaw Durek. Concluiu o bacharelado em fagote com o professor Benjamim Coelho.

Integrou a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, foi monitor de fagote da Orquestra Experimental de Repertório e chefe de naipe da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Venceu o Concurso Nacional EPTV para Jovens Solistas em 1991 e diversos concursos de Música de Câmara da UFMG, além do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da UFMG. Foi também finalista do concurso Jovens Solistas Brasileiros do ano de 1989.
Como professor de fagote, atuou no Centro de Musicalização Infantil da UFMG, no Centro de Formação Artística do Palácio das Artes, no Departamento de Música da UFMG e nas duas edições do Curso de Verão de Poços de Caldas (Música nas Montanhas 2000-2001).
Serviço:
Obras de: Faure, Ferdinand David e Dvorak
Regência: maestro Leonardo David
Solista: Francisco Formiga, fagote
Local: Theatro Carlos Gomes
Data: 08 e 09/10
Horário: 20h
Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia). Os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.
Telefone: 3132-8399
Assessoria de Comunicação/Secult:
Paula Norbim/ Erika Piskac/ Márcia Almeida
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
www.secult.es.gov.br