24/06/2014 11h38 - Atualizado em 05/01/2017 14h53

Orquestra nos Bairros: Oses leva música clássica para as escolas em forma de concerto didático

Na próxima segunda-feira (30), é a vez do município de Serra receber a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses). Dando continuidade à série de 30 apresentações em escolas públicas da Região Metropolitana de Vitória, o programa, intitulado "Orquestra nos Bairros", tem caráter didático e é realizado em comunidades atendidas pelo Programa Estado Presente. A apresentação acontecerá na Escola EEEFM Vila Nova de Colares, e está marcada para começar às 09h30. A entrada é aberta ao público.

A perspectiva da Oses é estimular a formação de público para a música erudita. Por isso a opção pelo formato do concerto didático, que estabelece uma dinâmica interativa com a plateia e funciona como uma aula descontraída sobre o funcionamento da orquestra. Durante a apresentação são executadas músicas de compositores clássicos, temas de filmes e melodias conhecidas. Além de comentar sobre as obras apresentadas, o maestro também explica os instrumentos que fazem parte da orquestra e, dessa forma, desperta nos ouvintes o interesse pelo aprendizado musical.

Para o maestro titular da Oses, Helder Trefzger, o Projeto Orquestra nos Bairros contribui para aproximar as crianças e adolescentes do universo da música clássica. "Queremos que a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo faça parte da vida dos capixabas, que eles conheçam cada vez mais a música clássica e que participem dos nossos concertos", completa.

A estudante do 2ª ano, Julia Souza, ficou encantada com a apresentação que aconteceu na sua escola, Agenor de Souza Lé, em Vila Velha. "É a primeira vez que assisto e espero que tenha mais apresentações desse tipo em nossa escola", afirmou. Já o estudante Lucas Barbosa disse que esta foi a segunda vez que teve a oportunidade de ver de perto uma orquestra. "Acho muito legal o som produzido por essa quantidade de instrumentos, o maestro conduzindo a orquestra, acho muito bonito", disse o estudante.

Cultura Presente

Essa atividade é uma das ações do Projeto Cultura Presente, braço cultural do Programa Estado Presente, que visa a reduzir a violência e a criminalidade em comunidades e municípios capixabas por meio de iniciativas integradas de diversas secretarias de Estado.

O Programa Estado Presente adota a estratégia de promover iniciativas integradas das secretarias estaduais com a atuação das prefeituras dos locais mapeados, visando à redução da violência e da criminalidade.

Serviço:

Dia: 30/06
Local: EEEFM Vila Nova de Colares, Serra

Apresentação dia 01/07 às 09h30 terça-feira
EEEF - Guadino Antonio Vieira
Endereço: Rua Paulo Neves s/nº. Santa Rita - VilaVelha
Telefone: 33393467
Como chegar: Seguir pela terceira ponte, passar pela fábrica Garoto seguir a Lindenberg trevo de Capuaba entrar na Av. Capuaba seguir em frente até altura da Escola Leonel Brizola entrar na rua da Frente.

Apresentação dia 02/07 às 09h30 quarta-feira
EEEFM- Geraldo Costa Alves
Endereço: Rua Rubem Braga, s/n°, Boa Vista I - Vila Velha/ES. CEP: 29102-640
Telefone: 3391-5114 e 3339-3335

Apresentação dia 03/07 às 09h30 quinta-feira
EEEFM - Benício Gonçalves
Município: Vila Velha
Endereço: Av. São Gabriel da Palha, n° 6, Vale Encantado - Vila Velha/ES. CEP: 29133-000
Telefone: 3359-2899 ou 3326-4699
Como Chegar: Entrar na Darly Santos e seguir em frente.

Informações à imprensa:
Paula Norbim/Erika Piskac /Márcia Almeida