15/05/2009 12h49 - Atualizado em 05/01/2017 14h55

Orquestra internacional faz apresentação gratuita no Theatro Carlos Gomes

A Orquestra de Câmara Virtuosi di Praga, o primeiro conjunto musical independente da República Tcheca, desembarca em Vitória para apresentação única no Theatro Carlos Gomes. O concerto será na sexta-feira (22), às 20 horas. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 14 horas.

Este concerto é o segundo da série "Concertos Internacionais", organizada pela Associação Cultural Ricardina Stamato e o Centro Musical Villa-Lobos, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).  Outras duas atrações européias estão programadas para a Capital capixaba até novembro. São elas: a Budapest Chamber Orchestra, em 21 de outubro; e a Siberian Virtuosi, em 12 de novembro.

Além do violinista Oldrich Vlcek, fundador da Orquestra, estará em Vitória a solista tcheca Petra Froese, que será a soprano da apresentação. Desde os 16 anos de idade, ela integra o Coro de Câmara de Praga, apresentando-se em toda a Europa.

Orquestra de Câmara Virtuosi di Praga

A Orquestra de Câmara Virtuosi di Praga foi fundada e é regida pelo violinista Oldrich Vlcek. Em 1990, o conjunto foi ampliado para o formato sinfonieta, o que tornou possível incorporar projetos maiores e trabalhar com nomes famosos tais como P. Domingo, I. Oistrach, M. Rostropovich, J. Cura, B. Hendricks e P. Kogan.

O vasto repertório da orquestra abrange desde obras barrocas até contemporâneas, incluindo os compositores tchecos Vanhal, Zelenka, Myslivecek, Janacek e Dvorak, além de Bach, Haydn, Beethoven, Mozart e Mendelssohn.

Em 2001, a Virtuosi di Praga participou do concerto de Natal, transmitido pela rede de televisão BBC, na Igreja de Saint James, nos Estados Unidos, e que teve a participação de Placido Domingo, acompanhado do violinista tcheco Josef Suk, por ocasião das comemorações do aniversário dos 200 anos da morte de Mozart.

Concertos Internacionais 2009 - Orquestra de Câmara Virtuosi di Praga
Data - 22 de maio - sexta-feira
Horário - 20 horas
Local - Theatro Carlos Gomes
Ingressos - Entrada franca (ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia da apresentação, a partir das 14 horas.)
Telefone da bilheteria: (27) 3132-8398

Assessoria de Comunicação/Secult