06/05/2009 11h53 - Atualizado em 05/01/2017 15h00

Orquestra Filarmônica visita mais três escolas públicas

divulgação

Apresentação em Laranjeiras Velha, na Serra

A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) realiza mais três apresentações da série "Orquestra nas Escolas", em unidades de ensino estaduais e municipais, localizadas nos municípios de Serra e Viana. As apresentações começam nesta quinta-feira (07) e prosseguem até segunda-feira (11). Os concertos acontecem sempre às 9h30. No final de março, os músicos passaram por outras três escolas.

A apresentação, nesta quinta (07), será na Escola Estadual de Ensino Fundamental Jones Farias, localizada na rua Rio Casca, s/n°, Nova Carapina I, em Serra. Na sexta-feira (08), os músicos estarão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, na Rua Principal s/n°, em Nova Bethânia, Viana. E, na segunda-feira (11), a Ofes estará na Escola Municipal de Ensino Fundamental Constantino José Vieira, localizada na Avenida Espírito Santo s/n°. Marcílio de Noronha, também em Viana

Por meio do projeto, crianças e jovens terão a oportunidade de conhecer a obra "Pedro e o Lobo", que será tema de todas as apresentações do projeto "Orquestra nas Escolas" neste ano. A regência será revezada, a cada concerto, entre os maestros Helder Trefzger, Modesto Flávio e Alexandre Lopes.

"Pedro e o Lobo" é uma história infantil contada por meio da música. Foi composta pelo russo Sergei Prokofiev, em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Cada personagem da história - o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato, o gato e os caçadores - é representado por um instrumento diferente.

Os músicos são sempre recepcionados com carinho em todas as escolas por onde passam, e costumam ganhar desenhos, faixas e até murais com homenagens. A satisfação pela visita inusitada também é percebida pelas reações de cada aluno durante a execução das obras pela Ofes. Eles cantam, dançam e interagem com os músicos. Uma experiência que só quem ouve a Orquestra de perto pode descrever.

Quinta-feira (07)
Escola Estadual de Ensino Fundamental Jones Farias