13/03/2013 07h01 - Atualizado em 05/01/2017 15h02

Orquestra Filarmônica do Espírito Santo conquista público em Vitória

 
Está aberta a temporada 2013 da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) que estreou as apresentações deste ano na última semana, no palco do Theatro Carlos Gomes, em Vitória. Intitulado "Canto da nossa terra", o concerto executou obras de Heitor Villa Lobos e de compositores estrangeiros. A nova temporada da Ofes, além apresentar um novo repertório, busca a ampliação de seu público e possibilitar o intercâmbio artístico-cultural por meio da música. No mês de março, está prevista a realização de mais três concertos da Ofes para os dias 13, 27 e 28.

Sob regência do maestro titular Helder Trefzger, as duas primeiras apresentações da temporada 2013 contaram com participação, ao piano, do solista Giulio Draghi. Professor adjunto de piano na Escola de Música da UFRJ, Giulio já havia participado de outros concertos no Espírito Santo e conta que foi irrecusável o convite para participar da abertura da temporada da Ofes. "A Orquestra está com uma programação muito diversificada, com obras que fazem o público, em meio a essa sociedade sem tempo, sair de casa para conhecer coisas novas", disse.

Outro convidado que se apresentou no concerto foi o violinista Wagner Luiz Rodrigues. Integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira, o músico tem feito participações na Ofes desde 2008 e diz perceber o seu crescimento. "A cada dia a Ofes amadurece com uma agenda de concertos muito bem formulada. A Orquestra atingiu uma grande ascensão no Brasil, sempre propondo intercâmbios de músicos de fora do Estado e do País. É muito produtivo poder trazer e acrescentar conhecimento e técnica", afirma.

A temporada 2013 da Ofes dá continuidade à proposta apresentada nos anos anteriores, marcada pela presença de significativas obras da literatura orquestral e pela ampliação no repertório por meio da inserção criativa de peças pouco executadas, sem, no entanto, deixar de lado a produção brasileira e contemporânea. 

Ao longo deste ano, serão realizadas 45 apresentações distribuídas em cinco séries: "A Orquestra nas Escolas", "Série Espírito Santo", "Quarta Clássica", "Concertos Sinfônicos" e "Série Pré-estreia".  Esta última é uma novidade na programação e ocorre um dia antes da "Série Concertos Sinfônicos", realizada sempre na ultima quinta-feira do mês. Essa iniciativa pretende atender à crescente demanda de ingressos por parte do público ao antecipar o programa e apresentá-lo também na quarta-feira. 

O público aprova
Frequentadora assídua dos concertos da Ofes, a servidora pública Rita Uliana esteve na primeira apresentação do ano. Ela conta que, com a Orquestra, passou a apreciar a música instrumental. Rita também ressalta que a plateia é conquistada pelas explicações oferecidas pelo maestro durante as apresentações. "Essa didática faz com que a gente volte. Não é ouvir a música sem saber o que ela é. O público entende a proposta e não aprende só sobre a música, mas sobre o autor, a época e o estilo" diz. A produtora Jennifer Arndt também tem procurado acompanhar a programação da Ofes ao longo do ano. "Sempre que posso vou às apresentações, principalmente aos concertos especiais", conta.

O concerto de abertura da temporada 2013 da Ofes foi também o momento para a estudante Edielen da Silva Souza assistir, pela primeira vez, a uma apresentação desse tipo. Segundo ela, a experiência vale a pena. "Foi muito legal, achei muito 'massa'. Adorei a parte do piano, do violino... É muito bonito, e eu não conhecia, parece cena de filme. Nunca tinha escutado esse tipo de música, me apaixonei e agora quero ir sempre", diz a estudante. Elaíne da Silva Souza e Beatriz Souza do Amaral, respectivamente, irmã e sobrinha de Edielen também vivenciam o primeiro contato com a execução de um concerto.

Próximas apresentações da Ofes:
13/03 - Quarta-feira - Série Quarta Clássica
Concerto "Outras fronteiras: Escandinávia e Hungria"
Solista: Eduardo Monteiro (piano)
Regente: Marcelo Ramos

27/03 - Quarta-feira - Série Pré-Estreia
28/03 - Série Concertos Sinfônicos
Concerto "As mil e uma noite"
Solista: Capriccio Espagnol
Regente: Leonardo David

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
Tel.: 3636 7111/9902-9302
comunicacao@secult.es.gov.br /imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard