28/09/2011 08h31 - Atualizado em 05/01/2017 15h45

Orquestra de Câmara da Polônia se apresenta no Theatro Carlos Gomes

Nesta quinta-feira (29), a série Concertos Internacionais apresenta a Orquestra de Câmara da Polônia, uma das melhores e mais reconhecidas do mundo. A apresentação será realizada às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes, em Vitória. Os ingressos podem ser retirados, gratuitamente, na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.

Esta não é a primeira vez que a orquestra se apresenta em terras capixabas. Em maio de 2009, também em Vitória, os músicos levaram grande público ao teatro, com um espetáculo que encantou os presentes. Além do Espírito Santo, a Orquestra de Câmara da Polônia também já passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG).

A série Concertos Internacionais é realizada pela Associação Cultural Ricardina Stamato (Acris), com patrocínio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Educação (Sedu).

Orquestra de Câmara da Polônia

Fundada nos anos 80 na Cracóvia, pelo maestro Boguslaw Davidow, a Orquestra de Câmara da Polônia ganhou reconhecimento mundial pelo elevado nível artístico e maturidade musical. Todos os músicos passam por um cuidadoso processo de seleção e estão aptos a atuarem como solistas.

A ideia de Davidow foi criar um conjunto de cordas de excelência, que pudesse trabalhar com repertório variado, do contemporâneo ao barroco, do clássico ao romântico. Valorizada pela sua expressão musical brilhante, beleza, harmonia e sensibilidade, a orquestra está apta a interpretar o repertório sinfônico e oratório.

Sob a regência do maestro Boguslaw Davidow, a programação do concerto contará com obras de Mozart, Samuel Barber, Dmitri Shostakovich,  Tchaikovsky e Edvard Grieg. Além do maestro, mais dez músicos compõem a orquestra: Andrzej Krawiec, Ewa Rydlewska, Malgorzata Szram (primeiro violino); Maciej Wachowski e Anna Mianowska (segundo violino); Dariusz Wolczyk e Lech Slota (viola); Miroslaw Makowski e Aldona Markowicz (violoncelo); Andrzej Szajda (contrabaixo).

A Orquestra de Câmara da Polônia já se apresentou em diferentes partes do mundo, como o Musikverein - Golden Hall, na Áustria; a Expo 2010 em Shanghai - China; festivais na Alemanha, França, Itália, Espanha, Suíça, Estados Unidos e Rússia, além de gravar músicas de compositores como: Rossini, Haydn e Vivaldi. Atualmente a maioria dos músicos da orquestra pertence à Opole Philharmonic Symphony Orchestra.

Boguslaw Davidow

Internacionalmente reconhecido pelo seu conhecimento musical, o maestro Boguslaw Davidow é o regente titular da Opole Philharmonic desde sua fundação, em 1999. Nascido em Sopot, na Polônia, Davidow estudou regência com Bohdan Wodiczko e Krysztof Missona, dando prosseguimento à sua formação em Viena e Itália. A maior influência em sua carreira musical foi o maestro e compositor Leonard Bernstein.

Na década de 1980, Boguslaw Davidow fundou a Orquestra de Câmara da Polônia, com a qual percorreu o Continente Europeu. A combinação do estilo muito elogiado de regência e a personalidade do maestro, aliada à paixão pela música, os membros da orquestra criaram um conjunto que se destaca entre outras formações de câmara polonesas. Recentemente, gravou obras de Brahms, Tchaikovsky, Szymarnowski e Elsner com a Opole Philharmonic.

Serviço:

Concertos Internacionais - Orquestra de Câmara da Polônia

Data: quinta-feira (29)
Local: Theatro Carlos Gomes
Endereço: Praça Costa Pereira, Centro - Vitória/ES

Regência: Maestro Boguslaw Davidow

Solo: Andrzej Krawiec, Ewa Rydlewska, Malgorzata Szram (primeiro violino); Maciej Wachowski e Anna Mianowska (segundo violino); Dariusz Wolczyk e Lech Slota (viola); Miroslaw Makowski e Aldona Markowicz (violoncelo); Andrzej Szajda (contrabaixo).

Obras: Mozart, Samuel Barber, Dmitri Shostakovich, Tchaikovsky e Edvard Grieg.
Entrada franca (ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo)

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim