17/07/2013 15h28 - Atualizado em 05/01/2017 14h27

Olhar do Braga sobre Cachoeiro é lançado na programação do mês de aniversário da Biblioteca Pública do Espírito Santo

Olhar do Braga sobre Cachoeiro é lançado na programação do mês de aniversário da Biblioteca Pública do Espírito Santo

Nesta terça-feira (16), foi lançado dentro da programação de comemoração do 158º aniversário da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), a publicação "Olhar do Braga sobre Cachoeiro", com crônicas do autor cachoeirense. Estiveram presentes no lançamento o Governador Renato Casagrande, o secretário de Estado da Cultura,
Maurício Silva, o subsecretário de cultura, Joelson Fernandes, o presidente da Academia Espiritossantense de Leteras, Gabriel Bitencourt, a presidente da Academia Feminina Espiritossantense de Letras, Silvana Sampaio, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Getúlio Neves, sobrinhos de Rubem Braga e público em geral.

A diretora da Biblioteca Pública Estadual, Nadja Alcure, agradeceu os investimentos realizados pelo governo nas políticas do livro e da leitura, como a Biblioteca Transcol e a Biblioteca Móvel. "Este Governo é o que mais tem apoiado nosso trabalho em todos os anos que estou aqui", ressaltou, completando que o Governador Casagrande tem sido bastante presente aos eventos realizados na biblioteca.

A Biblioteca Pública do Espírito Santo foi a quinta do gênero a ser criada no país, no distante ano de 1885, quando o capixaba Braz da Costa Rubim doou 400 exemplares para a Biblioteca Pública Provincial.
Este resgate histórico foi feito pelo Secretário de Cultura, Maurício Silva, que lembrou que quase um século depois, em 1979, a Biblioteca foi transferida para o prédio atual. "Aqui temos hoje um acervo que ultrapassa 60 mil volumes, entre livros, periódicos e outras mídias. Este espaço é um grande protagonista no processo de democratização do
acesso à informação e influi diretamente na construção do caráter da nossa sociedade".

O governador Renato Casagrande abriu sua fala com uma excelente notícia para a arte e a cultura capixaba. "Estamos em fase de desocupação de um imóvel localizado ao lado do Palácio Anchieta que abrigará o
Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo de maneira adequada". Ele seguiu seu discurso lembrando que a Biblioteca Pública Estadual tem cumprido o papel de ser um espaço dinâmico, e que com o aumento
para cinco unidades da Biblioteca Móvel e a novo modelo de gestão da Biblioteca Transcol, novos desafios surgem para a instituição.

A BPES segue sua programação de comemoração com a amostra dos livros doados à BPES até o dia 31 deste mês. A programação de aniversário da Biblioteca ainda contará outro lançamento de livro. Nesta quarta-feira (17), haverá o lançamento do livro "Patrulha da madrugada: início da aviação no Espírito Santo", de Álvaro José da Silva, às 19 horas.

Além dos lançamentos, o mês comemorativo terá debate e batepapo.  Pedro Demenech fará a palestra "Jorge Luis Borges e a biblioteca: da importância de flanar pelos livros" do dia 24 deste mês, às 19 horas. Já no dia 25 de julho, será a vez do escritor Caê Guimarães num debate-papo com mediação de Francisco Grijó, também às 19 horas.

Olhar do Braga sobre Cachoeiro

O livro "Olhar do Braga sobre Cachoeiro", lançado pela Editora Cachoeiro Cult, traz 35 crônicas escritas pelo "fazendeiro do ar" que narram a cidade natal do autor, Cachoeiro de Itapemirim, em diversos aspectos desde a experiência intimista e pessoal do morador do interior do país até mesmo em suas características mais universais.

Com projeto editorial arrojado, a publicação é a primeira a reunir exclusivamente textos de Rubem Braga sobre sua terra natal. A seleção e organização dos textos ficaram a cargo de Marcelo Grillo, Fernando Gomes e Maria Elvira Tavares Costa. O projeto gráfico e as ilustrações são de Diego Scarparo. A publicação é uma realização do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).

Serviço:
Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo
Endereço: Av. João Batista Parra, 165 - Praia do Suá - Vitória.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo