20/05/2014 12h11 - Atualizado em 05/01/2017 14h52

Oficina Jeitinho Brasileiro com Filipe Borba

 
20/05/2014

Oficina Jeitinho Brasileiro com Filipe Borba
 
No próximo sábado (24), o Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (Maes) recebe, das 14 às 18 horas, o segundo programa da oficina "Jeitinho brasileiro", realizada pelo coletivo Maruí. A ação também contará com a participação do artista Filipe Borba e faz parte do programa educativo das exposições "Meu país tropical", da artista alemã Heidi Liebermann, e "A Terra Quieta a Terra Inquieta", do fotógrafo Bruno Zorzal. Para participar da atividade não é preciso inscrição prévia, basta comparecer ao Maes no horário da oficina.
 
Na ação, os participantes serão convidados a criarem uma mixagem audiovisual a partir da compilação de vídeos, da sobreposição de imagens, da intervenção em desenhos e da manipulação de objetos. Além de apresentar a obra da Heidi Liebermann na história da pintura e da arte contemporânea, essa atividade de arte educação visa provocar a resignificação de estereótipos construídos pelos meios de comunicação de massa ao dialogar com imagens representativas do imaginário popular sobre a noção de brasilidade.
 
Conhecido também por interagir com diversas linguagens artísticas como intervenção urbana, audiovisual, desenho, performance e arte conceitual, Filipe Borba usará fragmentos de seus trabalhos como disparador para a criação coletiva. Ao final da oficina, as imagens desenvolvidas pelos participantes vão ocupar a entrada do Maes por meio de projeções simultâneas. Borba também fará intervenções nos aparelhos de projeção por meio de gambiarras e acessórios ópticos.
 
Entre o material audiovisual que será manipulado na oficina haverá trechos de filmes, novelas, anúncios publicitários, conteúdos jornalísticos e clipes musicais que façam referência direta à noção de brasilidade. A atividade pretende explorar as projeções e retroprojeções para intervir nas imagens cotidianas às quais os cidadãos brasileiros são submetidos diariamente.
 
As ações da oficina Jeitinho Brasileiro serão realizadas sempre aos sábados e também vão acontecer nos dias 31 de maio; 07, 14 e 28 de junho; e 05 e 12 de julho.
 
As exposições seguem até o dia 13 de julho.
 
Sobre Filipe Borba
 
Com um trabalho intimamente vinculado a seu ativismo, Filipe Borba já participou de diversas exposições coletivas entre elas a "1+7 Arte Contemporânea no Espírito Santo" (2008), no Museu Vale. Ações como a "Bicicletada", a "Fogueirinha Vibe" e a "Marcha da Maconha" de Vitória também têm sido espaços para as suas intervenções artístico-militantes. Sua última exposição, "Cosmo Commons" (2011), foi realizada no Bar Cochicho da Penha - Rua da Lama  e reuniu trabalhos que misturavam as técnicas de desenho, pintura e colagem, e tensionavam os limites da autoralidade e da propriedade criativa.
 
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim/ Erika Piskac/ Márcia Almeida
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
www.secult.es.gov.br
 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard