05/10/2010 11h03 - Atualizado em 05/01/2017 15h36

Oficina de Formação Audiovisual reúne selecionados do Revelando os Brasis no Rio de Janeiro

Quarenta autores de todo o Brasil vão participar das oficinas de formação e de realização audiovisual do projeto, que viabiliza a produção de vídeos digitais a partir de histórias escritas por moradores de municípios com até 20 mil habitantes

Câmeras, microfones, produção, elenco, roteiro: o mundo da produção audiovisual começa a fazer parte da vida dos selecionados da quarta edição do Revelando os Brasis.  As Oficinas de Formação do projeto começam hoje, dia 5, no Rio de Janeiro. Pelas próximas duas semanas, os 40 selecionados, vindos de todas as regiões do país, vão estudar todas as etapas de produção audiovisual. Ao final do curso, eles voltam para suas cidades para transformar as histórias em curtas-metragens. Confira abaixo a lista dos selecionados.

As oficinas acontecem entre os dias 5 e 18 de outubro, quando os selecionados terão aulas de introdução à linguagem audiovisual, roteiro, direção, produção, fotografia, direção de arte, som, edição, finalização, pesquisa, mobilização, direitos autorais e comunicação colaborativa. As oficinas são ministradas por profissionais reconhecidos no mercado audiovisual brasileiro.

A maioria dos participantes do Revelando os Brasis nunca teve contato com a realização audiovisual. Eles foram selecionados para o projeto através do Concurso Nacional de Histórias, que nesta quarta edição recebeu 502 inscrições. Agora, os autores transformarão suas histórias em um roteiro finalizado, pronto para ser gravado em suas cidades de origem.

O Revelando os Brasis é realizado pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras através da Lei Rouanet, com parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, parceria do Canal Futura e apoio da TV Brasil e Rio Filme.

Os Selecionados - O Revelando os Brasis selecionou, pela primeira vez, mais mulheres do que homens. São 23 histórias escritas por mulheres e 17 por homens. A quarta edição tem representantes de todas as regiões brasileiras. O Nordeste é a região com mais selecionados: 17 histórias. A região Sul tem 11, o Sudeste 8, o Centro-Oeste 3 e a região Norte, uma história. Dos 40 selecionados, 9 estão na faixa-etária acima dos 50 anos e dois que possuem apenas 19 anos.

O Revelando os Brasis Ano IV conta com a participação de profissionais das mais diferentes áreas, tais como: operário, costureira, babá, artesão, advogado, professor, estudante, funcionário público, motorista, entre outros.

Os Vídeos - Nas três primeiras edições do projeto, entre 2004 e 2009, foram produzidos 120 curtas-metragens com até 15 minutos de duração, entre ficções, documentários e uma animação. Os vídeos realizados pelo projeto são apresentados nas comunidades através do Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis, que leva uma tela de cinema para os municípios. As produções também são exibidas em um programa de TV veiculado pelo Canal Futura. Em seguida, os vídeos do projeto são lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.

SERVIÇO

Curso de Formação Audiovisual do Revelando os Brasis
De 5 a 17 de outubro
Local: Casas Casadas, Laranjeiras, Rio de Janeiro
www.revelandoosbrasis.com.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard