24/03/2010 13h12 - Atualizado em 05/01/2017 15h34

Ofes retoma série ?Espírito Santo? com concerto em Marilândia nesta quinta (25)

Os músicos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) retomam nesta quinta-feira (25) a série "Espírito Santo", que consiste em levar a música clássica para fora da região metropolitana. Na primeira apresentação do ano, eles visitam o município de Marilândia. A apresentação será na Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, às 19 horas. A entrada é franca.

Assim como no ano passado, a Orquestra visitará seis municípios. Todos receberão os músicos pela primeira vez. São eles: Marilândia, Governador Lindenberg, Alfredo Chaves, Vargem Alta, São Roque do Canaã e Santa Leopoldina .

A meta traçada pelo maestro titular da Ofes, Helder Trefzger, é visitar todo o Estado. "No final do ano, poderemos comemorar a passagem por 18 municípios visitados nas últimas três temporadas. Todas as apresentações foram bem sucedidas, com plateia lotada e interessada". Tamanho interesse tem ligação com o formato dos concertos.

"A cada ano o repertório é trocado. Procuramos apresentar a música clássica de uma forma agradável, mostrando a sua riqueza, explicando como ela é feita e, para isso, escolhemos obras que primam pela melodia e pela beleza. Não poderíamos deixar de tocar Tchaikovsky, um melodista nato; e Mozart, um dos maiores gênios da história e verdadeira fonte de inspiração. Completamos o programa com concertos de Vivaldi; uma belíssima valsa de Johann Strauss e, por fim, uma música tipicamente brasileira - o chorinho Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, obra executada ultimamente por orquestras como a Filarmônica de Berlim e a Sinfônica de Chicago", explicou o maestro.

Outra característica do concerto da série "Espírito Santo" é a apresentação dos instrumentos musicais, antes do início dos espetáculos. Os músicos mostram, na prática, a sonoridade e as particularidades individuais de cada instrumento, sempre ao som de obras de Tom Jobim e de trechos de blues, numa grande interação musical.

Temporada série Espírito Santo

- Data: Quinta-feira (25)
Município: Marilândia
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora