11/09/2013 07h50 - Atualizado em 05/01/2017 15h02

Ofes recebe maestro e violinista italianos no Theatro Carlos Gomes nesta quarta-feira (11)

Sob a regência do maestro convidado Francesco La Vecchia, da Itália, a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) realiza nesta quarta-feira (11) o sétimo concerto da série Quarta Clássica, às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes, em Vitória.

O destaque do programa é a Sinfonia nº 4, escrita pelo compositor alemão Johannes Brahms. "Brahms escreveu essa sinfonia entre 1884 e 1885. Foi a sua última sinfonia. É uma obra mestra da literatura sinfônica, uma das preferidas do público, músicos e maestros, conjugando belas melodias e harmonias a uma perfeição formal que impressiona", afirma o maestro Helder Trefzger.

Outra grande presença da noite é o também italiano Emmanuele Baldini, spalla (primeiro violinista) da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a principal orquestra brasileira, e também integrante do Quarteto de Cordas Osesp.

Regente

O italiano Francesco La Vecchia (Foto ao lado) é considerado pela crítica mundial um dos mais prestigiados maestros da atualidade e realiza importantes trabalhos em países como Bulgária, Hungria, Brasil, México, Portugal, Alemanha, China e Itália.

Já se apresentou com as mais diversas orquestras sinfônicas e teatros líricos mundo afora, executando cerca de 500 títulos sinfônicos e 60 óperas líricas, sendo dez delas em primeira apresentação mundial.

É constantemente convidado a dirigir concertos em importantes salas como a da Filarmônica de Berlim, Musikverein de Viena, Kennedy Certer de Washington, Carnegie Hall de Nova York, Sala Tchaikovsky de Moscou, Teatro Nacional de Pequim, Auditório Nacional de Madri, Tokyo Opera City Concert Hall, Megaro Musiki de Atenas, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, dentre outras.

Gravou 54 CDs para os selos Naxos e Brilliant, dedicados exclusivamente ao sinfonismo italiano, registrando, pela primeira vez, a íntegra de obras sinfônicas de Respighi, Martucci, Casella e Petrassi, entre outros compositores.

Atualmente, Francesco La Vecchia está gravando para a Sony a íntegra das nove sinfonias de Beethoven, a ser lançada ainda neste ano.

Solista

Aos 12 anos, Emmanuele Baldini venceu o primeiro concurso internacional e, mais tarde, o Virtuositè de Genebra e o primeiro prêmio do Fórum Junger Künstler de Viena.

Apresentou-se em recitais nas principais cidades italianas e européias e participou de longas turnês pela América do Sul, Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão.

Foi spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha e no Teatro Giuseppe Verdi de Trieste, atuando também como concertino na Orquestra do Teatro alla Scala, de Milão. Como solista, tocou com a Rundfunk Sinfonieorchester Berlin, a Orchestre de la Suisse Romande, a Wierner Kammerorchester, a Flanders Youth Philharmonic Orchestra, a Orquestra Estatal da Moldávia e a Orquestra do Teatro Giuseppe Verdi de Trieste.

Sobre ele, o famoso maestro Claudio Abbado escreveu: "Fiquei impressionado com sua qualidade musical e com tamanha habilidade técnica".

Serviço:
Série Quarta Clássica
Regência: maestro Francesco La Vecchia
Solista: Emmanuele Baldini
Quando: quarta-feira (11)
Onde: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro, Vitória
Ingressos: R$ 1 (meia-entrada) e R$ 2 (inteira), à venda na  bilheteria do teatro a partir das 14 horas
Informações: (27) 3132-8396

Informações à imprensa: