12/03/2010 12h10 - Atualizado em 05/01/2017 15h34

Ofes realiza novo concerto gratuito na quarta (17)

A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), sob a regência de Alexandre Lopes, maestro convidado, realizará o segundo concerto da temporada de 2010, com nova apresentação da série Quarta Clássica. O evento será na próxima quarta-feira (17), às 20 horas, no Teatro Marista, em Vila Velha. A entrada é franca.

Tradicionalmente, a Quarta Clássica acontece no Theatro Carlos Gomes, em Vitória, mas o espaço passa por obras de restauro. Foi modificada também a forma de distribuição de ingressos. O primeiro lote já pode ser retirado no Colégio Marista até terça-feira (16), das 08 às 18 horas. O segundo lote estará disponível no dia do concerto, a partir das 19 horas. Informações pelo telefone 4009-4200.

A obra "Pelleás et Mélisande", do compositor francês Fauré, escrita em 1898, como música incidental para a primeira representação da peça teatral de Maeterlink em versão inglesa, abrirá o programa.

"Le Tombeau de Couperin", do compositor e pianista francês Maurice Ravel, feita com movimentos dedicados aos amigos dele, mortos durante a Primeira Guerra Mundial, também será executada pela orquestra.

Do alemão Max Bruch, os músicos apresentarão o "Romance para viola e orquestra". De seu conterrâneo Weber, será executado o "Andante e rondó ungarese", peça para viola solista e orquestra, inspirada na música húngara e cigana.

Fechando o programa, o poema sinfônico "Lés Preludes", do húngaro Liszt. Essa obra reflete a personalidade do compositor ao intercalar ritmo calmo com outros mais fortes e violentos.

Solistas

Nessa edição, a participação destaque é do solista Gabriel Mateos, doutor pela Carnegie Mellon University, localizada em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Desde 2002, ele integra a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Já o regente convidado, Alexandre Lopes é doutor em regência orquestral pela University of Kentucky, mestre em violino pela Pensacola Christian College, na Flórida; e mestre em Educação Musical pela Campbellsville University, localizada em Kentucky. Desde 1986 atua como violinista da Ofes, e como professor de violino da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), onde dirige a Orquestra de Câmara.

Serviço:

Quarta Clássica - com o regente Alexandre Lopes e o solista Gabriel Mateos
Dia: quarta-feira (17)
Local: Teatro Marista, Rua Antônio Ataíde, 879 Vila Velha -ES
Os ingressos podem ser retirados no Colégio Marista, de acordo com o seguinte cronograma:
1º lote: até o dia 16, das 08 às 18 horas
2º lote: no dia 17, a partir das 19 horas