28/09/2009 14h34 - Atualizado em 05/01/2017 15h00

Ofes realiza concerto gratuito com obras de Beethoven e Brahms

A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), sob a regência do maestro titular Helder Trefzger, executará obras dos compositores alemães Beethoven e Brahms no sexto concerto da série "Quarta Clássica". A apresentação será na próxima quarta-feira (07), no Theatro Carlos Gomes, às 20 horas. A entrada é franca.

De Beethoven será apresentado o "Concerto para Piano e orquestra nº 3", uma das obras mais importantes do compositor. Escrita em 1800, a obra revela toda a força criativa do mestre.

De Brahms, uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX, considerado por muitos o sucessor de Beethoven, será apresentada a "Sinfonia nº 4". Brahms construiu a sua música apoiada nas estruturas consagradas por Bach, Mozart e Beethoven, acrescentando um toque pessoal, melódico e apaixonado. Esse contraste caracteriza o seu estilo e é a sua marca de expressividade.

Marcelo Verzoni

O concerto conta com a participação do solista Marcelo Verzoni, pianista brasileiro que vem merecendo da crítica especializada uma atenção cada vez maior. Nascido em Porto Alegre em 1958, iniciou muito cedo sua formação musical.

Hoje ele mantém um contrato com a gravadora alemã Koch-Schwann, para a qual gravou dois CDs, distribuídos em toda a Europa, nos Estados Unidos e no Japão.

A publicação londrina Gramophone, referiu-se ao pianista como "intérprete sensível", ressaltando a delicadeza do seu toque. Segundo a revista CD Review, também de Londres, "Marcelo Verzoni demonstra notável maturidade. Sua interpretação de Ernesto Nazareth é simplesmente perfeita." Para a revista francesa Repertoire, a arte de Verzoni é "transcendente".

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim