12/03/2010 08h17 - Atualizado em 05/01/2017 15h00

Ofes realiza a segunda Quarta Clássica de 2010

A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), sob a regência do maestro convidado, Alexandre Lopes, realizará o segundo concerto da temporada de 2010, com uma apresentação da série Quarta Clássica. O concerto será na próxima quarta-feira (17), às 20 horas, no Teatro Marista, em Vila Velha.

Para este concerto foram escolhidas obras de dois compositores franceses, dois compositores alemães e um compositor húngaro. Para abrir o programa "Pelléas et Mélisande Suite" de Fauré. A obra foi escrita em 1898 ao acaso para a primeira representação da peça teatral de Maeterlink em versão inglesa.

De Ravel, a orquestra apresentará outra suíte importante, "Le Tombeau de Couperin", em que, cada movimento é dedicado a amigos de Ravel, mortos durante a Primeira Guerra Mundial. Já do alemão Max Bruch será apresentado o "Romance para viola e orquestra" e Weber que será contemplado com "Andante e rondó ungarese", peça para viola solista e orquestra, inspirada na música húngara e cigana.

Fechando o programa o poema sinfônico "Lés Preludes", do húngaro Liszt. Essa obra reflete a personalidade do compositor ao intercalar seções calmas e outras com mais força e violência.

Solistas
Nessa edição, a participação destaque é do solista Gabriel Mateos.  Gabriel Mateos é Doutor pela Carnegie Mellon University - Pittsburgh,USA. Ganhou o 1° Prêmio no X Concurso do Mozarteum, Salzburg, o 1° Prêmio no concurso de Música de Câmara, e o 1° Prêmio no Concurso Música de Câmara, patrocinado pela Shell. Desde 2002 integra a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, onde atua sob a regência do maestro Claudio Cruz, sendo também professor de viola da Academia Musical do mesmo organismo. É também Professor do Curso Superior de Violino e Viola do Conservatório Musical "Arte & Som" de Ribeirão Preto, vinculado à UNAERP.

Já o regente convidado, Alexandre Lopes é Doutor em regência orquestral pela University of Kentucky, Mestre em violino pela Pensacola Christian College e Mestre em Educação Musical pela Campbellsville University. Desde 1986 atua como violinista da OFES sendo ainda professor de violino da FAMES - Faculdade de Música do Espírito Santo, onde também dirige a Orquestra de Câmera.

Quarta Clássica - com o regente Alexandre Lopes e o solista Gabriel Mateos
Dia: quarta-feira (17)
Local: Teatro Marista, Rua Antônio Ataíde, 879 Vila Velha -ES
Os ingressos podem ser retirados no Colégio Marista, de acordo com o seguinte cronograma:
1º lote: até o dia 16/03, das 08h às 18h.
2º lote: no dia 17/03, a partir das 19h.
Telefone: 4009-4200.

Assessoria de Comunicação/Secult