13/04/2010 13h49 - Atualizado em 05/01/2017 15h34

Ofes leva música clássica para Governador Lindenberg nesta quinta-feira (15)

Os músicos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) levam a série "Espírito Santo", nesta quinta-feira (15), para Governador Lindenberg. A apresentação será na Igreja Católica São José, às 19 horas.  O concerto terá a presença dos solistas Thiago Queiroz, Moacyr Teixeira Neto, Pedro Mota e Marcelo Madureira.  A entrada é franca.

A Orquestra visitará outros quatro municípios nessa temporada. Todos receberão os músicos pela primeira vez. São eles: Alfredo Chaves, Vargem Alta, São Roque do Canaã e Santa Leopoldina.

A meta traçada pelo maestro titular da Ofes, Helder Trefzger, é visitar todo o Estado. "Todas as apresentações foram bem sucedidas, com plateia lotada e interessada", comemora. Tamanho interesse tem ligação com o formato dos concertos.

"A cada ano o repertório é trocado. Procuramos apresentar a música clássica de uma forma agradável, mostrando a sua riqueza, explicando como ela é feita e, para isso, escolhemos obras que primam pela melodia e pela beleza. Não poderíamos deixar de tocar Tchaikovsky, um melodista nato; e Mozart, um dos maiores gênios da história e verdadeira fonte de inspiração. Completamos o programa com concertos de Vivaldi; uma belíssima valsa de Johann Strauss e, por fim, uma música tipicamente brasileira - o chorinho Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, obra executada ultimamente por orquestras como a Filarmônica de Berlim e a Sinfônica de Chicago", explicou o maestro.

"Orquestra nas Escolas" retomada

Na manhã desta terça (13), os músicos da Ofes retomaram a série "Orquestra nas Escolas", que consiste em apresentações gratuitas em escolas públicas da Região Metropolitana. Desta vez, eles visitaram a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dr. José Moisés, localizada no bairro Santa Catarina, em Cariacica.

Os músicos se apresentaram sob regência do maestro Helder Trefzger; com o solo de Heidy Kiepper Ximenes, no violino; e Antônio Paulo Filho, no saxofone. Apresentam obras de Bach, Massenet, Tchaikovsky, Brahms, Pixinguinha e Zequinha de Abreu.

Programação da série "Espírito Santo"

- Data: 10 de junho
Município: Alfredo Chaves