04/11/2009 09h25 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

Ofes homenageia Mendelssohn em concerto gratuito na quarta-feira (04)

A Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo (Ofes) realiza nesta quarta-feira (04) o sétimo concerto da série "Quarta Clássica".  Desta vez os músicos homenageiam o compositor alemão Félix Mendelssohn, pelos 200 anos de seu nascimento. Eles se apresentam sob a regência do maestro mineiro Ernani Aguiar, especialmente convidado, no Theatro Carlos Gomes, às 20 horas.

Como em todas as apresentações da "Quarta Clássica", a entrada é franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 12 horas.

Mesmo vivendo apenas 38 anos, Mendelssohn deixou uma considerável produção, que inclui música sinfônica, de câmera e sacra. É considerado, ao lado de Mozart, um dos maiores prodígios de todos os tempos. O compositor já foi homenageado outra vez nesta temporada pela Ofes. Em junho foi apresentada a "Sinfonia Escocesa". Desta vez os músicos executam a "Sinfonia da Reforma". Em novembro, na última Quarta Clássica do ano, será tocada a "Sinfonia Italiana".

Participações especiais

A apresentação da Ofes contará com a participação do solista Alessandro Borgomanero. Nascido em Roma, ele conquistou o título de Mestre em 1992, na Escola Superior de Música "Mozarteum" de Salzburg.

Foi diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, e conquistou o título de "Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera", em Goiás, como reconhecimento pelas suas realizações na área da música erudita.

O regente convidado Ernani Aguiar é outro destaque do concerto. O compositor, professor e pesquisador, que nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais, é professor de regência orquestral na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Titular da Academia Brasileira de Música.

Série "Quarta Clássica" - com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes)
Obras de: Mendelssohn
Regência: Maestro Convidado Ernani Aguiar
Solista: Alessandro Borgomanero, violino