18/07/2012 09h03 - Atualizado em 05/01/2017 14h36

OFES divulga programação da temporada 2013 com novidades

Ao todo serão 28 apresentações no Theatro Carlos Gomes, com 17 programas diferentes

A Orquestra  Filarmônica do Espírito Santo (OFES) definiu a programação dos concertos da Temporada 2013. Serão 45 apresentações realizadas entre fevereiro e dezembro, distribuídas entre cinco séries - "A Orquestra nas Escolas", Série "Espírito Santo", Quarta Clássica, Concertos Sinfônicos e a Série Pré-estreia, que ocorrerá sempre um dia antes da Série Concertos Sinfônicos, na última quinta-feira de cada mês.

A temporada 2013 da OFES dará continuidade à proposta apresentada nos anos anteriores, marcada pela presença de obras significativas da literatura orquestral, pela ampliação no repertório oferecido ao público, através da inserção criativa de peças pouco executadas, sem esquecer a produção brasileira e contemporânea.

Para este ano a nova série, Pré-estreia, será realizada sempre um dia antes de cada apresentação da Série Concertos Sinfônicos, na última quinta-feira de cada mês. Assim, a OFES vai oferecer mais sete apresentações para o público.
O programa musical dessa série será o mesmo dos concertos sinfônicos. A ideia é propiciar mais uma récita para atender à crescente demanda de ingressos por parte do público.

Além disso, um dos concertos da Série Quarta Clássica, por sua dimensão, será repetido na quinta-feira seguinte. Trata-se do Universo Mahler, quando será apresentada a monumental Sinfonia n.º 5 desse compositor.

A OFES continuará apresentando ainda as duas séries de concertos que marcam as suas temporadas: "A Orquestra nas Escolas" e a "Espírito Santo", de concertos itinerantes. A primeira série, apresentada nas escolas públicas da Região Metropolitana da Grande Vitória, democratizando o acesso à cultura e promovendo a inclusão social, estará a cargo do maestro adjunto da Orquestra, Leonardo David.

A segunda série, a ser apresentada nos municípios de Colatina, Aracruz, Santa Leopoldina e Guaçuí, será dirigida pelo maestro titular Helder Trefzger.

Serão mantidos os concertos temáticos, ressaltando alguns aspectos de cada programa e procurando estimular o público a interagir com a orquestra. Alguns temas de destaque são: "O universo Mahler", com a apresentação da Sinfonia n.º 5 desse compositor, "Outras fronteiras: Leste Europeu, Escandinávia e Hungria", "A escola russa", com obras de Kabalevsky, Liadov, Glinka e Khachaturian. Também será comemorado o "Ano da Alemanha no Brasil", com duas apresentações no mês de outubro.

Dentre as efemérides, será lembrado o compositor italiano G. Verdi, pelos seus 200 anos de nascimento, com a apresentação de seu Requiem, com a participação dos solistas Janette Dornellas, Luciana Bueno, Eric Herrero e Licio Bruno. Todas as apresentações acontecerão às 20h, no Theatro Carlos Gomes.

Convidados

Outro destaque positivo é a presença de solistas consagrados, como a pianista de Taiwan Ching-Yun Hu, vencedora do Arthur Rubinstein International Piano Master Competition, realizado em Tel Aviv, em 2008. Outros solistas brasileiros de ponta também estarão presentes na temporada da OFES, como os pianistas Eduardo Monteiro (USP), Giulio Draghi (UFRJ), Fabio Martino (1° Prêmio no II Concurso internacional de Piano BNDES Guiomar Novaes e no concurso internacional promovido em Munique pelo "Bundesverband der Deutsche industrie - BDI" em maio de 2011), além da respeitada pianista Linda Bustani.

Integram ainda o elenco de solistas os violinistas Emmanuele Baldini (spalla da OSESP), Daniel Guedes (UFRJ), Gabriela Queiroz (UFRJ), Luiz Filip (integrante da Orquestra Filarmônica de Berlim), os violoncelistas Johannes Gramsch (primeiro violoncelista da OSESP) e Raiff Dantas Barreto (primeiro violoncelista da Orquestra do Teatro Municipal de SP) e o trompista Luiz Garcia (OSB), dentre outros.
Renomados maestros atuarão à frente da OFES, como Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriça, Roberto Duarte, André Cardoso, Marcelo Ramos e Carlos Prazeres, além do americano David Handel e do mexicano Jesús Medina.

Baixe aqui a programação completa para a Temporada 2013 (PDF)

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação Secult