25/05/2011 08h30 - Atualizado em 05/01/2017 15h01

OFES: Concertos Sinfônicos recebe maestro André Cardoso e solista Rucker Bezerra

No próximo dia 02, a OFES - ORQUESTRA FILARMÔNICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, sob a regência do Maestro Convidado, ANDRÉ CARDOSO, fará o quarto concerto da SÉRIE CONCERTOS SINFÔNICOS, TEMPORADA 2011.

O concerto será realizado às 20h, no THEATRO CARLOS GOMES, em Vitória. Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro.

O programa será composto por obras dos compositores franceses Debussy e Ravel, do tcheco Dvorak e do argentino Eduardo Alonso Crespo.

Para abrir o espetáculo, a Marcha Escocesa sobre um tema popular, obra escrita por Debussy em 1891, originalmente para piano e depois reescrita em versão orquestral. A segunda obra do programa é a célebre Pavane pour une infante défunte (Pavane para uma princesa morta) cuja música não tem nenhuma relação com o título, utilizado por Ravel pelo fato de ele ter gostado da aliteração infante défunte. Essa música é, na realidade, marcada por belas melodias cantadas inicialmente pela trompa e depois por oboé e violinos.

A grande surpresa do repertório fica por conta da apresentação do Concerto em tempo de tango, do compositor argentino Eduardo Alonso Crespo, nascido em 1956. A obra, que explora a relação entre o tango e a música barroca, tanto tecnicamente como esteticamente, foi composta em 2004 e estreada nos Estados Unidos, pela Pittsburgh Symphony Orchestra.

O programa será encerrado com a Suíte Americana, escrita em 1895, quando Dvorak se encontrava nos Estados Unidos. Composta inicialmente para piano, a obra ganhou uma versão orquestral um ano depois.

Destaque para a participação do solista, RUCKER BEZERRA. Violinista, natural de João Pessoa, iniciou seus estudos de violino em 1985 com Yerko Pinto, seu grande mestre, que o acompanhou até a conclusão do curso superior. Rucker é Bacharel em Violino pela UFPB e Mestre em Artes e Doutorando em performance de violino pela UNICAMP-SP sob orientação do Prof. Dr. Esdras Rodrigues.

Rucker Bezerra é regularmente convidado a participar de diversos festivais como intérprete ou professor. Como solista, já atuou com regentes como Eleazar de Carvalho, Elena Herrera, Per Brevig, Antônio Del Claro, Lutero Rodrigues, Ernst Mahle, Carlos Veiga, Helder Tretzfiger, Osman Gioia, Paolo Bellomia, dentre outros.

Como camerista, Rucker Bezerra vem se destacando no cenário nacional como fundador do Quinteto Uirapuru. O quinteto se apresenta regularmente pelo país e no ano de 2005, o Cd Sivuca & Uirapuru recebeu 4 indicações para o prêmio Tim de música, saindo vencedor na categoria melhor arranjo. Em 2004, o Quinteto Uirapuru e a Sem Censura Cia de Dança estreou o espetáculo LUZ, um ballet com música composta por Rucker Bezerra e coreografia de Evana Arruda. O espetáculo, durante 3 anos foi  sucesso de crítica e de público em apresentações por todo Brasil.

Destaque também para o maestro ANDRÉ CARDOSO, violista e regente, graduado pela Escola de Música da UFRJ, com Mestrado e Doutorado em musicologia pela Uni-Rio. Estudou regência com os Maestros Roberto Duarte e David Machado.

Recebeu, durante três anos, bolsa da Fundação Vitae para curso de aperfeiçoamento na Argentina com o Maestro Guillermo Scarabino, na Universidade de Cuyo (Mendoza) e no Teatro Colón de Buenos Aires.

Em 1994 foi o vencedor do Concurso Nacional de Regência da Orquestra Sinfônica Nacional, passando a atuar à frente de conjuntos como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Petrobrás Pró-Música e Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, de Brasília.

Atua também como produtor fonográfico, tendo recebido o Prêmio Sharp e o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pela gravação da ópera "Colombo", de Carlos Gomes.

É responsável pelas partes corais de diversos desenhos animados da Walt Disney Company (Pocahontas, O Corcunda de Notre Dame, Hércules, Mulan, entre outros), Columbia Pictures (A Princesa Encantada), Twenty-Century Fox (Anastácia) e Dream Works (O Príncipe do Egito) em suas versões em português para o Brasil.

Foi recentemente Maestro Assistente da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Atualmente é professor de Regência e Prática de Orquestra da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e integrante da Academia Brasileira de Música.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - TEMPORADA 2011

Série "CONCERTOS SINFÔNICOS"

Obras de: Debussy, Ravel, Alonso Crespo e Dvorak

Regência: Maestro Convidado André Cardoso