30/03/2011 15h13 - Atualizado em 05/01/2017 15h01

Ofes apresenta Série Quarta Clássica no Carlos Gomes

No próximo dia 30, a OFES - ORQUESTRA FILARMÔNICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, sob a regência do Maestro Titular, HELDER TREFZGER, fará a segunda apresentação da TEMPORADA 2011, agora com a SÉRIE QUARTA CLÁSSICA. O concerto será realizado às 20h, no TEATRO CARLOS GOMES, em Vitória. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro, uma hora antes do início do espetáculo (Tel: 3132-8396).

O concerto, intitulado "Do barroco ao clássico", mostrará obras de quatro diferentes compositores. Inicialmente, de HAYDN (1732-1809), considerado o pai da sinfonia e do quarteto de cordas, será apresentada a abertura L?isola disabitata (A ilha deserta), escrita em 1779. De VIVALDI (1678-1741), o famoso padre ruivo, autor da célebre obra "As quatro estações", será mostrado o Concerto para violão em dó maior. A seguir será interpretado o Concerto para violão em ré menor de FASCH (1688-1758), um violinista e compositor alemão (contemporâneo de Bach), autor de diversas obras que fazem uma importante conexão entre os períodos barroco e clássico. A noite será fechada com uma obra-prima de MOZART (1756-1791), a sua última sinfonia, de número 41, chamada, por sua grandiosidade, pelo apelido de "Júpiter".

Destaque ainda para a participação do solista convidado, o violonista Fábio Zanon, considerado uma das figuras dominantes no cenário internacional de violão clássico, como solista ou camerista. Fábio Zanon tem se apresentado por toda a Europa, América do Norte, América do Sul, Austrália e Oriente Médio, e é convidado regular de teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall em Londres, Carnegie Recital Hall em Nova York, Sala Verdi em Milão, Musikhalle em Hamburgo, Ateneo em Madri, KKR em Lucerna e todos os maiores teatros do Brasil.

Venceu por unanimidade dois dos maiores concursos internacionais: o 30° Concurso "Francisco Tarrega" na Espanha e o 14° Concurso da Fundação Americana de Violão (GFA) nos EUA. A essas vitórias seguiu-se uma turnê de 56 concertos nos EUA e Canadá e o lançamento de seus primeiros CDs.

Sua gravação da obra completa de Villa-Lobos, pelo selo americano Music Masters, é considerada uma referência e o CD Guitar Recital / Naxos, foi escolhido pela revista Gramophone como o melhor de 1998: "Técnica fluente, grande beleza e variedade de som, resposta emocional finamente controlada, sensibilidade estilística".
Desde 2008 é professor visitante da Royal Academy of Music de Londres.

(?) A classic performance from one of the true stars of the 21st century guitar.
Classical Guitar, UK, June 2007 (Paul Fowles)
Domenico Scarlatti - Sonatas (Musical Heritage)

ORQUESTRA FILARMÔNICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - TEMPORADA 2011

Série "QUARTA CLÁSSICA"

Obras de: Haydn, Vivaldi, Fasch e Mozart

Regência: Maestro Helder Trefzger

Solista: Fábio Zanon, violão

Local: Teatro Carlos Gomes

Data: 30 de março

Horário: 20h

INGRESSOS: ENTRADA FRANCA. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro uma hora antes da apresentação.