06/07/2010 12h53 - Atualizado em 05/01/2017 15h00

Ofes apresenta série Espírito Santo em Vargem Alta

Na quinta-feira (08), os músicos da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Ofes) seguem para Vargem Alta, levando a série Espírito Santo. A apresentação será na Igreja Matriz Imaculada Conceição, no Centro da cidade, às 19 horas. O concerto terá a regência do maestro adjunto Modesto Flávio, além da presença dos solistas Thiago Queiroz, Moacyr Teixeira Neto, Pedro Mota e Marcelo Madureira. A entrada é franca.

A Orquestra visitará outros dois municípios nessa temporada. Todos receberão os músicos pela primeira vez. São eles: São Roque do Canaã e Santa Leopoldina. Este ano, os músicos já se apresentaram em Marilândia, Governador Lindenberg e Fundão.

A meta traçada pelo maestro titular da Ofes, Helder Trefzger, é visitar todo o Estado. "Todas as apresentações foram bem sucedidas, com plateia lotada e interessada", comemora.

Repertório

"A cada ano o repertório é trocado. Procuramos apresentar a música clássica de uma forma agradável, mostrando a sua riqueza, explicando como ela é feita e, para isso, escolhemos obras que primam pela melodia e pela beleza. Não poderíamos deixar de tocar Tchaikovsky, um melodista nato; e Mozart, um dos maiores gênios da história e verdadeira fonte de inspiração. Completamos o programa com concertos de Vivaldi; uma belíssima valsa de Johann Strauss e, por fim, uma música tipicamente brasileira - o chorinho Tico-tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, obra executada ultimamente por orquestras como a Filarmônica de Berlim e a Sinfônica de Chicago", explicou Trefzger.

Outra característica do concerto da série "Espírito Santo" é a apresentação dos instrumentos musicais, antes do início dos espetáculos. Os músicos mostram, na prática, a sonoridade e as particularidades individuais de cada instrumento, sempre ao som de obras de Tom Jobim e de trechos de blues, numa grande interação musical.

Serviço:

Série Espírito Santo - com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo

- Data: quinta-feira (08)
- Horário: 19 horas
- Local: Igreja Matriz Imaculada Conceição
- End.: R. Padre Antonio Maia, Centro , Vargem Alta.
- Entrada franca

Assessoria de Comunicação/Secult