15/05/2013 11h13 - Atualizado em 05/01/2017 14h31

Ofes apresenta série "Concertos Itinerantes" em Pedro Canário

15/05/2013
A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) apresentará nesta quinta-feira (16), em Pedro Canário, a primeira edição da temporada 2013 da Série "Espírito Santo" conhecida como Concertos Itinerantes. A apresentação contará com a participação da solista Gabriela Queiroz e terá a regência do maestro Leonardo David.  O objetivo da série é levar música clássica a todos os municípios capixabas. A apresentação também é uma das ações do Projeto Cultura Presente.

O concerto terá entrada franca e será realizado às 19 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, em Pedro Canário. O repertório será diversificado, com obras de Mozart, Liadov, Mendelsohn, J. Strauss, Tchaikovsky, J. Williams e Vivaldi.

O Cultura Presente é o braço cultural do Programa Estado Presente - grande mobilização do Governo do Espírito Santo para a prevenção e redução da criminalidade, principalmente homicídios, e diminuição dos fatores de vulnerabilidade social presentes em 30 aglomerados de bairros em todo o Estado. Juntas, estas áreas representam 50% dos crimes letais intencionais registrados pelos órgãos de segurança pública em 2010.

Solista convidada

Gabriela Queiroz é professora de violino da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou seus estudos de violino aos quatro anos em João Pessoa (PB). Aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro onde passou a estudar com Daniel Guedes, concluindo seu Bacharelado no Conservatório Brasileiro de Música em 2007.

Obteve primeiro lugar em importantes concursos, entre eles o "Concurso Jovens Instrumentistas" - Piracicaba-SP em 2001, o "Concurso Jovens Solistas da OSBA" em 2003 e 2006 e o "Concurso Furnas Geração Musical" também em 2006.

Vem se apresentando como solista das seguintes orquestras: Sinfônica Brasileira, Sinfônicas da Bahia, da Paraíba, do Rio Grande no Norte, de Piracicaba (SP), dentre outras. Como recitalista e camerista, vem atuando intensamente em todo o Brasil ao lado de renomados músicos como Shmuel Ashkenasi, Ori Kam, Daniel Guedes e agora também como membro do Quarteto da Guanabara. De 2003 a 2010 atuou como violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Serviço:
Série: Espirito Santo - Concertos Itinerantes
Data: 16/05/2013
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, cidade de Pedro Canário
Maestro: Leonardo David
Solista: Gabriela Queiroz
Obras:

Mozart - Abertura "A Flauta Mágica"
Liadov - Polonaise
Mendelsohn - Concerto para Violino
J. Strauss - Marcha Radetzky
Tchaikovsky - Valsa ( A Bela Adormecida)