15/10/2010 13h38 - Atualizado em 05/01/2017 15h01

OFES apresenta obras dos pretensos rivais Mozart e Salieiri

No próximo dia 21, a OFES - ORQUESTRA FILARMÔNICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, sob a regência do Maestro Titular, HELDER TREFZGER, realizará a QUINTA APRESENTAÇÃO DA SÉRIE CONCERTOS SINFÔNICOS, TEMPORADA 2010, com ENTRADA FRANCA. O concerto será realizado às 20h, no TEATRO CARLOS GOMES, em Vitória. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro, uma hora antes do início do espetáculo.

Neste concerto a OFES apresentará lado a lado, obras de dois compositores que entraram para a história como grandes rivais: MOZART e SALIERI. Essa pretensa rivalidade foi tema de uma ópera, escrita em 1898, pelo compositor russo Rimsky-Korsakov e de uma peça teatral escrita por Peter Shaffer, adaptada para o cinema, em 1984, por Milos Forman. "Apesar de o filme apresentar Salieri como um compositor medíocre, perto da genialidade de Mozart, sabe-se que ele foi um excelente compositor. Dentre seus alunos podemos citar Beethoven, Schubert e Liszt", pondera o maestro titular da OFES Helder Trefzger.

E é com uma peça de ANTÔNIO SALIERI que o concerto terá início: trata-se da abertura da ópera cômica "La grotta di Trofonio". Em seguida a OFES executará a Sinfonia nº 36 do gênio de Salzburg. Conhecida pelo subtítulo "Linz" pelo fato de ter sido composta durante uma visita do compositor àquela cidade, em 1783, a obra consolidou-se no repertório orquestral das orquestras sinfônicas.

O programa será encerrado com a participação do solista convidado, o violinista NICOLAS KOECKERT, que apresentará o Concerto para violino nº 5, em lá maior, de MOZART. Alemão-brasileiro, Nicolas recebeu o Primeiro Prêmio e o Prêmio Especial na Competição Internacional de Novosibirsk na Rússia e foi o primeiro alemão a vencer um prêmio na Competição Internacional Tchaikovsky em Moscou, em 2002. Foi premiado também no Concurso Internacional de Montreal e obteve o segundo lugar no Concurso Internacional de São Petersburgo.

Apresentou-se com Lawrence Foster, Sir Colin Davis, Jose Serebrier, Jonathan Nott, Asher Fisch, Justus Franz, Ira Levin, Fábio Mechetti, Osvaldo Ferreira, entre outros, e com as sinfônicas de Montreal, Bamberg, Nacional Russa, da Rádio Bávara, Zagreb, Brasília, OSESP, Filarmônica de Minas Gerais e orquestra de câmara de Munique entre outras. Suas gravações foram eleitas duas vezes como "CD do mês" na "The Strad Magazine (2005)" e figurou na lista de bestsellers na Naxos Alemanha (2004).

Em 2008 gravou CD para Naxos com o Concerto para Violino e a Rapsódia Concertante de Khatchaturian, com a Royal Philharmonic Orchestra sob regência de José Serebrier, e CD em gravação ao vivo com Obras de Ernest Chausson, Paul Dukas, Jaques Offenbach e Camille Saint-Saens, com a Deutsche Radio Philharmonie Saarbrücken e regência de Christoph Poppen. Em Abril de 2010 gravou novo CD para Naxos, com os estudos para violino solo de Pierre Rode e obras para dois violinos com Rudolf Koeckert.

Nicolas ministra aulas e masterclasses regularmente na Alemanha e exterior.

Série "CONCERTOS SINFÔNICOS"

Obras de: Mozart e Salieri

Regência: Maestro Helder Trefzger

Solista: Nicolas Koeckert, violino