24/09/2013 08h37 - Atualizado em 05/01/2017 15h02

Ofes apresenta obras de Felix Mendelssohn no Theatro Carlos Gomes

Um dos mais conhecidos compositores da música clássica, o alemão Felix Mendelssohn (1809-1847) terá obras suas executadas na próxima semana pela Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes). Com o título "Sonho de uma Noite de Verão", haverá duas apresentações no Theatro Carlos Gomes, dentro das séries Pré-Estreia e Concertos Sinfônicos da temporada 2013, às 20 horas, na quarta (25) e na quinta (26), respectivamente. Os ingressos, a preços populares, custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) e já podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.

O concerto, que será regido pelo maestro adjunto da Ofes, Leonardo David, contará ainda com a participação das solistas Maristela Araújo e Meire Norma (sopranos) e do Coro Sinfônico da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), dirigido pelo maestro Sanny Souza - que se consolida como um dos mais importantes grupos musicais do Estado.

A obra principal do programa, "Sonho de uma Noite de Verão", é uma das mais conhecidas do compositor e inclui a célebre "Marcha Nupcial". De acordo com o maestro titular da Ofes, Helder Trefzger, assim como Mozart, Mendelssohn viveu poucos anos (apenas 38), mas deixou um vasto e importante legado de cinco grandes sinfonias, concertos e oratórios, entre muitas outras obras. "Mendelssohn escreveu a abertura de 'Sonho de uma Noite de Verão' em 1826 e, 15 anos mais tarde, escreveu a música de cena para a peça de Shakespeare", conta o maestro.

Solistas

O soprano Maristela Araújo é formada em Canto Lírico pela Fames, em Música Sacra, pelo Centro Teológico Batista do Espírito Santo (Cetebes) e tem pós-graduação em Arte na Educação, pela Unicidade.

Participou de diversos concertos e óperas, como "Cavalleria Rusticana", no papel de Santuzza; "Dido e Enéas", no papel de Dido; "La Serva Padrona", no papel de Serpina; "La Traviatta", de Verdi, no papel de Flora; e, atualmente, está no elenco da ópera "Gianni Schicchi", de Puccini, no papel de Ciesca. Também se apresentou como convidada do Concerto dos Professores em duas edições do Festival Internacional de Música em Domingos Martins, em 2004 e 2005, além de diversas apresentações no projeto "Um Canto Solidário", realizadas no teatro Carlos Gomes, em 2005.

Em 2007, cantou na sala Baden Powell, Rio de Janeiro, no concerto realizado em homenagem ao compositor Camargo Guarnieri, pelo centenário de seu nascimento e, em outro concerto, em homenagem às Mulheres. Participou ainda como solista do "Glória", de Vivaldi, e da "Sinfonia Coral", de Beethoven, e no "Réquiem de Fauré", com a Ofes.

Maristela desenvolve ainda um trabalho camerístico com o Trio Leitmotiv, formado pelo tenor Renato Gonçalves e pela pianista Cláudia Marques, com quem se apresentou no Theatro Carlos Gomes, em Vitória, e no Teatro Trianon, na Sala Baden Powell e no Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

Graduada em Canto pela Fames, na classe do professor Marcio Neiva, a outra solista da noite é Meire Norma (foto ao lado), que já conquistou o 3º lugar geral e 1º lugar de Melhor Canção Brasileira no Concurso Nacional de Canto, em Araçatuba (SP), em 1999; 4º lugar no Concurso Nacional Villa-Lobos; e 1º lugar como melhor intérprete capixaba, em 2004.

Atualmente cursando pós-graduação em Musicoterapia, Meire participou de vários concertos com a Ofes, destacando-se em obras como a "Nona Sinfonia", de Beethoven; "Magnificat", de Bach; "Requiem", de Mozart; e "Stabat Mater", de Rossini, entre outras.

Serviço:
Ofes apresenta "Sonho de uma Noite de Verão"
Séries Pré-Estreia e Concertos Sinfônicos
Obras de Felix Mendelssohn
Regência: maestro Leonardo David
Solistas: Maristela Araújo e Meire Norma (sopranos)
Participação: Coro Sinfônico da Fames, sob regência de Sanny Souza
Quando: quarta-feira (25) e quinta-feira (26)
Local: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro, Vitória
Ingressos: R$ 5 (meia-entrada) e R$ 10 (inteira), à venda na bilheteria do teatro
Informações: (27) 3132-8399

Informações à imprensa: