02/09/2011 10h30 - Atualizado em 05/01/2017 15h44

Ofes apresenta concerto gratuito no Parque Pedra da Cebola

A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) apresenta, neste sábado (03), a partir das 19 horas, um concerto especial no Parque Pedra da Cebola, localizado no bairro Mata da Praia. O evento será em comemoração aos 460 anos da cidade de Vitória, que é celebrado no mês de setembro. A entrada é franca. A apresentação terá as participações do maestro João Carlos Martins e do músico Wagner Tiso e Natércia Lopes.

O espetáculo contará com um repertório diversificado, elaborado para agradar pessoas de todas as idades e todos os gostos musicais. Na ocasião, serão apresentadas obras de vários mestres da música clássica popular: "Eu sei que vou te amar", de Tom Jobim; "Melodia Sentimental" de Villa-Lobos; "Sinfonia 5 (3 e 4 mov)", de Beethoven; "E a música venceu", do Grêmio Recreativo Escola de Samba Vai-Vai, de São Paulo, entre outras obras.

O concerto terá a regência do maestro da Ofes, Helder Trefzger e dos convidados Leonardo David e João Carlos Martins, prestigiado pianista regente da Orquestra Bachiana Filarmônica e da Orquestra Bachiana Jovem Sesi de São Paulo.

A apresentação contará ainda com as participações especiais do músico, pianista, regente, compositor e arranjador Wagner Tiso; da solista capixaba Nathércia Lopes; e do jovem tenor Jean William, uma descoberta do maestro João Carlos Martins. E para unir o clássico ao samba, a Bateria da Escola de Samba Unidos de Jucutuquara sobe ao palco e se junta aos convidados.

João Carlos Martins

Considerado um dos maiores intérpretes de Bach, João Carlos Martins começou cedo seus estudos na música. Ainda jovem estreou no Carnegie Hall, em Nova York, patrocinado pela ex-primeira dama dos Estados Unidos, Eleanos Roosevelt.
O maestro já tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano. Foi ele quem inaugurou o Glenn Gould Memorial em Toronto, no Canadá.

Após sofrer uma lesão na mão, o pianista ficou impedido de tocar piano durante um longo tempo. Nessa época e ainda hoje, o maestro dedica parte do seu tempo a incluir crianças carentes no mundo da música.

Wagner Tiso

Importante músico nas orquestras brasileiras, o pianista, regente, compositor e arranjador Wagner Tiso acumula mais de 35 discos gravados, autoria de trilhas para vários filmes, séries, novelas e peças de teatro brasileiras.

Dentre os prêmios mais importantes que recebeu, vale destacar a Ordem dos Músicos do Brasil, como melhor álbum instrumental de 1974; e em 1999 o Prêmio Melhor Música Golden Metais, pelo filme "O Grande Mentecapto".

Orquestra no Parque
Data: Sábado (03 de setembro)
Hora: 19 horas
Local: Parque Pedra da Cebola