29/08/2011 12h12 - Atualizado em 05/01/2017 15h44

'O Jaraguá', de Anchieta, leva o prêmio de melhor vídeo na 1ª MCA Histórico-Cultural

Anchieta está em festa. A produção "O Jaraguá" levou o prêmio mais esperado da 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural (MCA Histórico-Cultural), que movimentou Marataízes durante três dias. O vídeo "Caiu na rede é história", produzido pela cidade sede da Mostra também foi premiado pelo júri popular.

O vídeo "O Jaraguá" contou a história de uma das principais manifestações folclóricas de Anchieta. Jaraguá, que significa "o bicho vai pegar" é um bloco carnavalesco em que a figura central é o assustador Jaraguá, que tem cabeça de cavalo e corpo de musgo retirado do manguezal. O município levou três exemplares de Jaraguá para a noite de premiação, realizada no sábado (27).

Autoridades dos 13 municípios envolvidos com a MCA participaram da cerimônia, que também premiou com o troféu de Melhor Roteiro, o vídeo "A vida nos trilhos", de Atílio Vivácqua; e Melhor Edição, a produção de Bom Jesus do Norte chamada "Ruínas de Mangaravite".

O júri oficial também concedeu menção honrosa para três produções: "As Pastorinhas", de Piúma, pela concepção do roteiro; "Jongada das Neves", de Presidente Kennedy, pelos recursos cênicos e contextualização da pesquisa; e "Livro de ouro", de Muqui, pela pesquisa e dinâmica da edição.

Circuito de realização e exibição

A 1ª MCA Histórico-Cultural faz parte de um circuito de realização e exibição audiovisual protagonizado por jovens de 53 municípios do Espírito Santo: as Mostras Capixabas de Audiovisual (MCA). A 2ª MCA Etnográfica foi realizada entre os dias 18 a 20 de agosto em Nova Venécia. Há ainda a 8ª MCA Ambiental, e a 3ª MCA Rural que serão realizadas, respectivamente, nos meses de setembro e outubro deste ano. Toda essa movimentação audiovisual protagonizada pelos jovens capixabas pode ser acompanhada pelo www.redeculturajovem.com.br/mca.

Parceiros das MCAs

As MCAs são uma grande ação presencial conduzida pelo Programa Rede Cultura Jovem, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). As Mostras também têm como realizadores a Secretaria de Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). As Mostras contam com a parceria do Instituto Sincades. A produção está a cargo da Associação Parceiros do Bem.

As Mostras Capixabas de Audiovisual contam também com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento da Região dos Vales e do Café; Consórcio Intermunicipal do Caparaó, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Associação Diacônica Luterana (ADL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes), e prefeituras dos 53 municípios capixabas envolvidos.

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim