28/09/2012 11h08 - Atualizado em 05/01/2017 14h38

Novos membros do Conselho Estadual de Cultura assumem no próximo dia 11

Os novos membros do Conselho Estadual de Cultura, que atuarão no biênio 2012/2014, vão tomar posse no próximo dia 11, em cerimônia a ser realizada no São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória

A eleição dos novos conselheiros ocorreu nesta quinta-feira (27), em assembleia realizada no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Convocado no início do mês de agosto, o processo contou com representantes de entidades civis de natureza cultural, que foram previamente habilitadas mediante a comprovação de suas existências jurídicas.

O CEC possui, entre outras, oito Câmaras definidas a partir de áreas culturais e de segmentos artísticos. Cada uma é formada por três representantes: um titular e dois suplentes. Essas instâncias são a base do Conselho e respondem pela análise de matérias, emitem pareceres, respondem a consultas e promovem estudos e levantamentos.

A abertura da assembleia foi feita pelo secretário de Estado da Cultura e presidente do CEC, Maurício José da Silva. Ele ressaltou os avanços e o alto nível das discussões empreendidas pelo Conselho. "O CEC exige dedicação e uma constante interação entre os seus membros. Trata-se de um espaço fundamental para o controle social das políticas culturais, e temos percebido que os conselheiros têm muita vontade de atuar na ampliação de conquistas para os seus respectivos segmentos".

A artista plástica Kyria Oliveira (foto) foi escolhida como titular para a Câmara de Artes Visuais. Ela diz que pretende atuar para aumentar os recursos públicos destinados ao segmento e considera muito importante a interlocução proporcionada pelo CEC. "Reclama-se muito de que não há uma escuta para as demandas dos artistas. O CEC é muito importante, pois é o lugar onde podemos ser ouvidos", afirma Kyria.

Confira a relação dos novos membros das Câmaras do CEC para o biênio 2012/2014:

Artes Musicais
Titular: Kennedy Fraga Ferreira