10/08/2010 07h43 - Atualizado em 05/01/2017 15h36

Norte capixaba recebe Cinema na Praça

Os municípios de Mucurici, Ponto Belo, Pedro Canário, Água Doce do Norte e Ecoporanga, no norte do Espírito Santo, receberão uma visita especial neste mês de agosto. O projeto Cinema na Praça percorrerá as cidades para exibir gratuitamente uma mostra de filmes e vídeos de curta-metragem brasileiros. A realização é do Instituto Marlin Azul, com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O lançamento do projeto acontecerá em Mucurici, na sexta-feira, dia 13, às 20 horas. A programação segue com exibições em Ponto Belo, sábado (dia 14), e Pedro Canário, domingo (dia 15). No final da semana seguinte, as sessões acontecerão em Água Doce do Norte, sexta-feira (dia 20), e em Ecoporanga, sábado (dia 21).

Com duração de uma hora e meia, a mostra apresentará filmes de realizadores capixabas, baianos, mineiros e cariocas. O objetivo do projeto é oferecer uma atividade cultural qualificada, popular e aberta para esses municípios, onde faltam salas de exibição e opções de lazer e cultura, e o índice de desenvolvimento humano (IDH) é baixo.
A seleção dos filmes foi feita de maneira a promover a identificação do público com as histórias apresentadas nas telas. Com uma hora e meia de duração, outra característica da programação é atrair diferentes públicos, reunindo em torno da tela crianças, jovens e adultos.

De natureza itinerante, o projeto Cinema na Praça pega a estrada levando dentro de um caminhão a estrutura completa para montar um cinema ao ar livre: um telão de oito metros de largura por cinco de altura, projetor digital, sistema de som adequado para ambiente aberto e 200 cadeiras para acomodar o público.

Calendário
? Dia 13/08 (sexta-feira), às 20h - Mucurici - Garajão próximo ao Balneário Mucurici
? Dia 14/08 (sábado), às 20h - Ponto Belo - Praça Ana Angélica, ao lado do Mercado Municipal Jaime Santos
? Dia 15/08 (domingo), às 20h - Pedro Canário - Praça do CRAS
? Dia 20/08 (sexta-feira) - Água Doce do Norte - Praça Almirante Barroso
? Dia 21/08 (sábado) - Ecoporanga - Praça da Bíblia

Programação de filmes
- Ele
Animação, 12 minutos, Vitória- ES.
Sinopse: Ele é o cara.  Uma homenagem ao compositor Noel Rosa feita pelos alunos da rede municipal de Vitória.
- Brilhantino
Documentário, 15 minutos, Muqui- ES.
Sinopse: Depois de perder suas terras, Brilhantino se recusou a ir embora, indo morar em uma caverna localizada em sua antiga propriedade.
- Quando o Universo Conspira
Ficção, 15 minutos, Rio de Janeiro- RJ.
Sinopse: Um garoto quer conquistar uma menina, mas demorou muito para tomar a iniciativa, e ela vai embora. No entanto, uma nova chance aparece.
- O Sonho de Loreno
Documentário, 15 minutos, Mantenópolis- ES.
Sinopse: A história de Seu Manoelzinho, que ficou famoso pelos filmes que dirige em Mantenópolis.
- Valei-me São Sebastião, é o Fim do Mundo!
Ficção, 15 minutos, Igaporã- BA.
Sinopse: No dia em que um avião passou pela primeira vez sobre Igaporã, o povo ficou assustado, acreditando tratar-se do fim do mundo. Quando um estranho objeto surgiu entre as nuvens, uma voz clamou por São Sebastião, dando início ao desespero.
- Música da Minha Vida
Documentário, 15 minutos, Vitória- ES.
Sinopse: Pessoas comuns falam das músicas que marcaram suas vidas.
- O Barbeiro de São Pedro da União
Ficção, 15 minutos, São Pedro da União- MG.
Sinopse: Um dia na vida de seu Joanico através dos olhos de um forasteiro que chega à barbearia e pede um corte de barba e cabelo. A tarefa, simples, acaba se prolongando devido aos diversos acontecimentos que chamam a atenção do barbeiro.

Mais Informações:
Simony Leite Siqueira / Marialina Antolini