15/10/2009 07h43 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

Música e teatro circulam por oito municípios neste fim de semana

O Circulação Cultural, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), levará espetáculos de teatro e dança para oito municípios do Estado nesta sexta (16), sábado (17) e domingo (18). São eles: São Gabriel da Palha, Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul, Guarapari, Santa Teresa, Afonso Cláudio e Viana. A entrada para todas as apresentações é gratuita.

As apresentações fazem parte da caravana do ?Circulação Cultural?, formada por 22 grupos artísticos que apresentarão, até o início de dezembro, 132 espetáculos de teatro, dança e música. A ação irá movimentar teatros municipais e espaços alternativos de cultura, compatíveis com a qualidade exigida para cada um dos espetáculos.

Essa caravana foi formada a partir da publicação de dois editais de incentivo à cultura, realizados anualmente pela Secult. O edital de número 008 contemplou 15 projetos de shows musicais, em diversos gêneros. O outro concurso, de número 007, selecionou sete espetáculos cênicos, de dança e teatro. Cada grupo terá que realizar seis apresentações, até o final do projeto.

Passado de sucesso

O ?Circulação Cultural? foi realizado pela primeira vez no ano passado, no período de 26 de setembro a 14 de dezembro, a partir de um esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos. As apresentações culturais atraíram aproximadamente 12 mil pessoas, e movimentaram o mercado de trabalho para aproximadamente 250 artistas e técnicos capixabas.

O projeto é um importante instrumento de formação de platéias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Sexta-feira (16)
- São Gabriel da Palha
Espetáculo - "O Flautista Mágico", do Grupo de Teatro Campanelli
Local - Escola Ilda Ferreira da Fonseca Martins