21/03/2011 12h53 - Atualizado em 05/01/2017 15h39

Museu do Colono inaugura nova exposição na quarta-feira (23)

A Galeria Alice Holzmeister, anexa ao Museu do Colono, em Santa Leopoldina, inaugura nesta quarta-feira (23) a exposição "Paisagens do Inconsciente", da artista plástica capixaba Mirian Vazzoler. A mostra, que funcionará de quarta a domingo, das 09 às 17 horas, permanecerá no espaço até 1º de maio de 2011. A entrada é gratuita.

Serão expostas seis obras, todas de pintura acrílica sobre tela. Esses trabalhos fazem parte de uma série iniciada no ano de 2002, quando a artista começou seu bacharelado em Artes Plásticas, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), sob orientação do professor Ricardo Maurício Gonzaga.

Inicialmente, essas obras eram produzidas quase que exclusivamente sobre papel, com grafite, giz de cera, pastel a óleo, tinta acrílica e nanquim. Porém, a partir da proposta de expor no Museu do Colono, Miriam colocou-se em um novo desafio, que era sair do formato do papel e passar a produzir suas obras sobre a lona, sem deixar de lado a qualidade técnica.

As pinturas que fazem parte da mostra "Paisagens do Inconsciente", são essencialmente expressionistas, ou seja, não são produzidas pela via da razão, e sim do impulso e do gesto livre que vem diretamente do inconsciente, não conhecendo limites, a não ser o do próprio suporte.

Para esta nova série, a artista recebeu a orientação do professor Pedro Meyer, da Ufes. Durante o período de exposição, haverá ainda uma palestra com Mirian, em data ainda a ser divulgada.

Mirian Vazzoler

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Miriam possui graduação em Psicologia e Artes Plásticas, ambas pela Ufes. Participou das edições do "Quanto Mais Arte Melhor", no período de 2003 a 2008, trabalhando com temas variados.

Expôs suas obras no "Vitória em Arte", na Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes, e na Galeria Homero Massena, em julho do ano passado, com Erlon Peres Wanderley e Michele Marques. Além disso, participou de seminários nacionais e internacionais sobre arte contemporânea, semiótica, psicanálise, entre outros temas.

Exposição "Paisagens do Inconsciente"
Abertura: Quarta-feira (23)
Local: Museu do Colono
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1501, Santa Leopoldina - ES