26/09/2011 12h09 - Atualizado em 05/01/2017 15h45

Mundo de Harry Potter invade a Biblioteca Pública Estadual



A magia dos mistérios e aventuras do bruxo Harry Potter invadirá a Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES) na próxima terça-feira (27), às 19 horas. Trata-se da palestra "Lumos máxima!", com a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)  Andréa Grijó. A entrada é gratuita.

Na ocasião, serão discutidos os elementos das narrativas de Harry Potter, que fizeram deste clássico um fenômeno de leitura entre crianças, jovens e adultos. Além disso, será feita uma abordagem sobre o diálogo com os contos de fadas e a construção de um mundo mágico, calcado nos conflitos humanos.

A famosa série do bruxinho Harry Potter foi a primeira obra da escritora britânica J. K. Rowling, e instantaneamente tornou-se sucesso internacional. Publicado em mais de 67 línguas, os livros da saga venderam cerca de 450 milhões de exemplares pelo mundo. O lançamento do primeiro livro, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" foi em 1997.

A saga completa é composta por sete volumes, são eles: "Harry Potter e a Pedra Filosofal"; "Harry Potter e a Câmara Secreta"; "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", "Harry Potter e o Cálice de Fogo"; "Harry Potter e a Ordem da Fênix"; "Harry Potter e o Enigma do Príncipe"; e "Harry Potter e as Relíquias da Morte.

O mundo de Harry Potter

As aventuras ocorrem na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e narram o conflito entre o protagonista da série, o bruxo Harry Potter, e o bruxo das trevas Lord Voldemort. Entretanto, a saga aborda outros temas, como amizade, responsabilidade, coragem, preconceito, amadurecimento, escolhas, ambição e a complicada relação da vida e da morte.

A história de Harry Potter começa com o terrível Voldemor aterrorizando os bruxos, porém na noite de sua queda, o Lorde das Trevas encontrou o esconderijo da família Potter e matou os pais do Harry. Entretanto, quando mirou sua vara mágica contra o bebê Harry, o feitiço voltou-se contra ele próprio.

Voldemort não morreu, porém com o corpo destruído, ficou escondido do mundo. Harry, enquanto isso, foi deixado com uma cicatriz, e tornou-se conhecido como "o menino que sobreviveu" no mundo dos feiticeiros, por ter sido o único a sobreviver à maldição da morte. Em seguida, o órfão Harry Potter é criado pelos seus tios. Porém, quando o seu aniversário de onze anos se aproxima, ele tem seu primeiro contato com o mundo mágico e é informado que por ser um bruxo, tem uma vaga em Hogwarts.

Serviço:

Palestra "Lumos máxima!"

Data: terça-feira (27)
Horário: 19 horas
Palestrante: Andréa Grijó
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo
Endereço: Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá - Vitória
Informações: (27) 3137 9349 ou sebp@secult.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto: Simony Fadini - Estagiária de Comunicação
3636-7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br







Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard