22/02/2016 08h24 - Atualizado em 05/01/2017 15h26

Mostra de cinema no Hospital Estadual de Atenção Clínica

Com a proposta de inserir os pacientes do Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica, em contato com obras cinematográficas, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lança o cineclube ‘Lanterna Mágica’, no dia 1 de março, às 8h30 na sede do hospital, com a exibição do filme ‘Melodiário’, do cineasta Marcos Valério.

O cineclube ‘Lanterna Mágica’ faz parte do projeto “Cultura na Saúde Mental” e tem como objetivo realizar semanalmente a exibição de filmes, além de fornecer oficinas de formação e debates. Na ocasião será inaugurada também a sala de projeção onde todas as atividades serão realizadas. O projeto existe desde 2014 e é uma parceria da Secult com a Secretaria de Estada da Saúde (Sesa) e o Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC).

“O objetivo é contribuir para o desenvolvimento das capacidades artísticas, sensíveis e cognitivas dos pacientes, além de capacitar o corpo técnico de funcionários, estimulando diálogos entre o cinema e a psicanálise. Queremos valorizar a arte como agente terapêutico e fomentar a produção artística do Espírito Santo”, destaca o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto.

“De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos: todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de usufruir das artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios, por isso enxergamos a importância deste projeto”, comenta o diretor do HEAC, Renato Vieira.

O filme

‘Melodiário’ conta a história do compositor e maestro Jaceguay Lins, que ao longo de 15 anos fez pesquisas sobre a música erudita e música de folclore capixaba. O filme foi realizado com recursos do Funcultura, da Secult, e contou com a direção e roteiro de Marcos Valério.

O projeto

Nos anos de 2014 e 2015 o ‘Cultura na Saúde Mental’ realizou uma série de atividades culturais com os pacientes do HEAC, com objetivo inseri-los na sociedade. O ponto de partida foi o evento homônimo do projeto, que aconteceu no Theatro Carlos Gomes, com shows de artistas de projeção nacional e a presença da filósofa Viviane Mosé. Toda a renda do evento foi revertida para o hospital.  Integrando as ações do projeto, os pacientes receberam no pátio principal apresentações teatrais e musicais de grupos do Circulação Cultural, intervenções artísticas para a humanização do espaço, em parceria com a Central Única de Favelas (Cufa), além de oficinas de pintura e música.

 

Serviço:

Abertura do cineclube ‘Lanterna Mágica’

Data: 01/03/2016

Horário: 08h30

Local: Hospital Estadual de Assistência Clínica (HEAC), em Cariacica

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard