29/04/2009 09h38 - Atualizado em 05/01/2017 14h23

Mostra da Galeria Homero Massena propõe reflexão sobre banalização da violência

A Galeria Homero Massena recebe nova exposição na próxima terça-feira (28), às 20 horas. O nome da mostra é "Projéteis", do artista plástico Marcelo Gandini, selecionado para expor no espaço cultural administrado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio de edital. A entrada é franca.

A concepção da obra apresentada surge da observação do poder destrutivo do projétil balístico. Serão expostos 12 alvos de treinamento de tiro. Todos estarão perfurados por vários disparos de arma de fogo. Cada perfuração faz referência a uma vida humana perdida pelo uso de armas de fogo.

Além dos alvos perfurados, serão dispostas pequenas caixas transparentes contendo todos os projéteis deformados, que foram utilizados nos disparos, um ao lado do outro com o primeiro nome de cada vítima fatal.

Um aparelho de TV, direcionado para a parede dos fundos da Galeria passará o vídeo dos disparos. O objetivo é convidar o espectador a desencadear uma construção mental sobre o que está assistindo.

Além de artista plástico, Marcelo Gandini é policial militar. Ele diz que o "projeto vem da vontade de transformar a realidade, em função da compreensão do que nos cerca. Para isso, proponho uma reflexão sobre a banalização da violência e seus desdobramentos. Acredito que o fato de ser policial militar é sim o fator desencadeador de tudo isso, mas não é simples assim. Inspiração só existe depois de muita transpiração".

Para falar do seu processo criativo e tirar dúvidas dos visitantes, o artista promove uma palestra no dia 13 de maio, às 18 horas, na Galeria. A mostra continua até 29 de maio.

Exposição Projéteis, de Marcelo Gandini

Abertura - terça-feira (28)
Hora - 20 horas
Período - até 29 de maio
Local - Galeria Homero Massena - Rua Pedro Palácios, nº 99, Cidade Alta.
Visitação: segunda a sexta-feira, entre 10 e 18 horas
Visitas guiadas: 3132 8395