15/01/2015 12h40 - Atualizado em 05/01/2017 15h12

Ministro recebe secretários estaduais de Cultura na Galeria de Arte da Funarte

O subsecretário de Estado da Cultura, José Roberto Santos Neves, esteve em Brasília nesta segunda-feira (12), para prestigiar a posse do novo ministro da Cultura, Juca Ferreira e participou de uma reunião com secretários estaduais e municipais de Cultura.

No encontro, realizado na Galeria de Arte da Funarte, o subsecretário falou que o Espírito Santo já instituiu o Plano Estadual de Cultura após amplo debate com a sociedade e a classe artística capixaba e que o próximo passo é pôr em prática as diretrizes do Plano.

O novo ministro defendeu uma relação mais estreita entre o Ministério e os secretários, em uma rede de cooperação na área cultural. “Todos os dirigentes, inclusive os municipais, tiveram direito a fala e se declararam otimistas e esperançosos com o retorno de Juca Ferreira à pasta, principalmente em relação à continuidade e aprimoramento de programas como o Cultura Viva”, diz José Roberto Santos Neves.

E o Ministério da Cultura e secretários estaduais já iniciaram as articulações para uma reunião, após o Carnaval, para discutir temas de cooperação e mobilização que valorizem o setor.

Sobre o Plano Estadual de Cultura

O Plano Estadual de Cultura, que está em consonância com a lei federal 12.343/2010, que criou o Plano Nacional de Cultura (PNC), tem por finalidade o planejamento e a implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e à promoção da diversidade cultural brasileira.

Entre os objetivos do Plano Estadual de Cultura estão o de regionalizar e interiorizar políticas públicas para a cultura no Espírito Santo; reconhecer e valorizar a diversidade cultural, étnica e regional capixaba; valorizar e difundir as criações artísticas e os bens culturais, proteger e promover o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial e universalizar o acesso à arte e à cultura.

O PEC-ES é um instrumento de planejamento estratégico para os próximos dez anos, que organiza, regula e orienta a execução da política estadual deste segmento. O Plano, junto ao Fundo Estadual de Cultura e o Conselho Estadual de Cultura, constitui a base do Sistema Estadual de Cultura.

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard