26/08/2011 08h03 - Atualizado em 05/01/2017 15h34

Ministério da Cultura apresenta editais da Funarte no Espírito Santo na terça-feira (30)

Na próxima terça-feira (30) será realizado no Centro Cultural Carmélia M. de Souza, no bairro Caratoíra, em Vitória, às 14 horas, um encontro com representantes do Ministério da Cultura (MinC). O objetivo é lançar oficialmente no Espírito Santo os editais publicados recentemente pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), com investimentos de mais de R$ 100 milhões em projetos nas áreas de teatro, dança, circo, música, artes visuais e de integração entre as artes. A entrada é franca.

O encontro é uma promoção da Funarte, do MinC, e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que contará com as participações do ator e presidente da Funarte, Antônio Grassi; do representante da Funarte no Espírito Santo, Eugênio Raizer; e do representante regional do MinC nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, André Diniz.

A banda Congo Mirim da Ilha, do Ponto de Cultura Manguerê, fará a abertura do encontro às 14 horas. O evento é direcionado para gestores e lideranças culturais, produtores, artistas, jornalistas, universidades, instituições culturais, e parceiros de programas do Ministério da Cultura, como os integrantes da rede de Pontos de Cultura. Os interessados poderão confirmar presença pelo telefone (27) 3636-7105, ou pelo endereço eletrônico gabinete@secult.es.gov.br.

Reunião

Na terça-feira (30), pela manhã, a equipe participará de uma reunião com o secretário de Estado de Cultura José Paulo Viçosi; com a subsecretária de Patrimônio Cultural Joelma Consuelo; com o subsecretário Erlon Paschoal; com o secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro; e com a subsecretária Beth Caser. A reunião será realizada na sede da Secult, e visa debater os editais da Funarte.

Editais Funarte/Petrobras

O Ministério da Cultura, por intermédio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Petrobras, publicou no Diário Oficial da União do dia 15 de agosto, três editais de seleção pública: "Prêmio Funarte Artes na Rua", "Prêmio Funarte/Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo" e o "Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais", que já se encontra em sua 8ª edição.

O "Prêmio Funarte Artes na Rua" promoverá, mediante seleção, a concessão de prêmios que tenham como objetivo o apoio parcial ou integral a grupos, companhias ou artistas, por meio de recursos que viabilizem a realização de projetos de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas ou intervenções que busquem, nas apresentações de rua, um novo significado para o espaço público, assim como o registro e memória de suas atividades.

Podem participar do prêmio pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.  Cada proponente poderá concorrer com um projeto e em apenas um dos módulos do edital, com exceção de cooperativas de produtores ou de artistas e também associações que abriguem diversos grupos ou companhias.

Já o "Prêmio Funarte/Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo", tem como objetivo promover, por meio de seleção, a concessão de prêmios de apoio, parcial ou integral, a circos, companhias, empresas, trupes ou grupos circenses, por meio de recursos que viabilizem projetos nas diversas regiões do País e ainda premiar artistas circenses pela contribuição ao desenvolvimento e divulgação dessa arte.

O programa terá sete módulos: Circo Itinerante, Artista Independente (solo ou dupla), Trupes e Grupos, Formação, Pesquisa, Mérito Artístico e Eventos. Para os dois últimos módulos dessa premiação, podem participar somente pessoas jurídicas.

O terceiro e último edital, o "Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais", que se encontra em sua 8ª edição, vem com a proposta de proporcionar o intercâmbio interregional por meio de um conjunto amplo de atividades e experimentações ligadas às artes visuais como oficinas artísticas, workshops, oficinas de qualificação, palestras, performances, audiovisual, instalações, novas mídias, seminários, intervenções, exposições, atividades pedagógicas e pesquisas de linguagem.

Este ano, serão selecionados 45 projetos em todo o País. Cada um dos contemplados receberá prêmio no valor de R$ 30 mil. O programa visa a fomentar a reflexão e o debate sobre as artes visuais, desenvolver instrumentos de capacitação para artistas e técnicos do setor, promover a circulação dos profissionais da área e de seu conhecimento por todo o país e estimular a formação de público.

Os interessados devem acessar os editais por meio do site da Funarte (www.funarte.gov.br). As inscrições permanecem abertas até o dia 29 de setembro, com exceção do "Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais", cuja inscrição ficará disponível até 3 de outubro.

Serviço:

Encontro com o Ministério da Cultura
Data: terça-feira (30 de agosto)
Local: Centro Cultural Carmélia Maria de Souza
Endereço: Alameda Novo Império, s/nº, Caratoíra (em frente a rodoviária de Vitória).
Informações: (27) 3636-7105 ou gabinete@secult.es.gov.br.

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim