22/08/2011 12h31 - Atualizado em 05/01/2017 15h44

Marataízes será palco para a 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural



Entre quinta-feira (25) e sábado (27), Marataízes sediará a 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural (MCA Histórico-Cultural). O evento promoverá a riqueza dos patrimônios imateriais e arquitetônicos locais. A Mostra será no Palácio das Águias, casarão histórico do município restaurado recentemente, e contará com diversas atividades artístico-culturais. A programação tem entrada gratuita e contará com Mostra Competitiva de documentários, Mostra Paralela de curtas-metragens, oficinas diversas, apresentações artístico-culturais e shows musicais.

Para o diretor da Secretaria Municipal de Cultural e Patrimônio Histórico de Marataízes, Heraldo Luiz Bel Esposti, é de grande importância receber a primeira edição da MCA Histórico Cultural, pois o município passa por um processo de resgate do seu patrimônio cultural. "A Mostra vem para ajudar a nossa ação de resgatar e divulgar para todo o Sul do Estado o rico passado cultural de Marataízes", diz Heraldo.

O secretário de Estado da Cultura, José Paulo Viçosi, o Frei Paulão, diz que o Sul do Espírito Santo possui características culturais singulares que serão ressaltadas com a realização da 1ª MCA Histórico-Cultural. "A paisagem única de Marataízes, tendo o Palácio das Águias e o Rio Itapemirim desembocando no mar ao fundo, contribuirá decisivamente para o sucesso do evento que exibirá os registros e as reflexões dos jovens realizadores", completa o secretário.

 Por meio das produções audiovisuais que serão exibidas na Mostra, será possível assistir ao registro expressivo e criativo de jovens capixabas sensíveis e atentos à sua própria história. Além de Marataízes, os municípios que participam da 1ª MCA Histórico-Cultural são: Anchieta, Apiacá, Atílio Vivàcqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Piúma e Rio Novo do Sul.

A 1ª MCA Histórico-Cultural faz parte de um circuito de realização e exibição audiovisual protagonizado por jovens de 53 municípios do Espírito Santo: as Mostras Capixabas de Audiovisual (MCA). A 2ª MCA Etnográfica foi realizada entre os dias 18 a 20 de agosto em Nova Venécia. Há ainda a 8ª MCA Ambiental, e a 3ª MCA Rural que serão realizadas, respectivamente, nos meses de setembro e outubro deste ano. Toda essa movimentação audiovisual protagonizada pelos jovens capixabas pode ser acompanhada pelo www.redeculturajovem.com.br/mca .

Audiovisual jovem

Durante a Mostra Competitiva da 1ª MCA Histórico-Cultural serão lançados os documentários produzidos por jovens de 13 municípios do Sul do Espírito Santo. Esses vídeos foram realizados durante oficinas de iniciação audiovisual e concorrem nas categorias de Melhor Vídeo (Júri Popular), Melhor Vídeo, Melhor Edição e Melhor Roteiro. A cerimônia de premiação será na noite de sábado (27).

 Os jovens realizadores vivenciaram todas as etapas de produção de um documentário, aprenderam noções básicas de roteiro e de linguagem audiovisual, manusearam os equipamentos de captação de imagem e som, e participaram da decupagem e edição dos vídeos.

Iasmin Garcia,14 anos, de Piúma, participou da oficina no seu município. Ela conta que aprendeu a manusear os equipamentos de filmagem bem rápido, e teve contato com todo o processo de produção do documentário "As pastorinhas", vídeo que registra um grupo de senhoras que apresentam a manifestação da Folia de Reis.

Segundo Iasmim, a realização das entrevistas foi a atividade que ela mais gostou de vivenciar durante a produção. "Descobrimos muita coisa sobre nossa cidade que não sabíamos. Me senti muito importante por gravar um momento histórico de Piúma, que pode servir para o futuro", completou a jovem.

Programação diversa

Além da Mostra Competitiva, o público da 1ª MCA Histórico-Cultural terá contato com outras experiências de produção e difusão audiovisual durante a Mostra Paralela - atividade que promoverá bate-papos e intercâmbio com realizadores convidados. A programação também contará com diversas oficinas de técnicas audiovisuais e de produção de conteúdos. Essas atividades são uma chance para aprofundar conhecimentos no campo do audiovisual por meio das oficinas de câmera, edição e fotografia. Os jovens atores contarão com uma oficina de interpretação para câmera comandada pela atriz e diretora Margareth Galvão.

Além das exibições audiovisuais e das oficinas, a programação da 1ª MCA Histórico-Cultural garante espaço para outras atrações artístico-culturais. Quem agita a primeira noite é o Grupo Gandaia e o DJ Roberto Borges. Na segunda noite de Mostra, haverá apresentações de Wagner Billó e Banda. A última noite da Mostra contará com apresentações da Banda 13 de Junho e do Grupo de Hip Hop de Cachoeiro de Itapemirim. O encerramento do evento ficará por conta da Banda Espera Maré e da banda de música eletrônica Zémaria.

Parceiros das MCAs

As MCAs são uma grande ação presencial conduzida pelo Programa Rede Cultura Jovem, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). As Mostras também têm como realizadores a Secretaria de Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). As Mostras contam com a parceria do Instituto Sincades. A produção está a cargo da Associação Parceiros do Bem.

As Mostras Capixabas de Audiovisual contam também com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento da Região dos Vales e do Café; Consórcio Intermunicipal do Caparaó, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Associação Diacônica Luterana (ADL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes), e prefeituras dos 53 municípios capixabas envolvidos.
Programação

Quinta-feira - 25/08

- 13 às 15 horas - Oficinas de Fotografia, Câmera, Edição e Interpretação

- 13 às 17 horas - Oficina de Cobertura Colaborativa

- 14 às 15 horas - Mostra retrô MCA

- 15 às 15h30 - Dinâmica de Integração (jogos teatrais)

- 16 às 17 horas - Mostra Paralela - exibição de vários curtas e debate sobre experiências audiovisuais  com Rodrigo Oliveira e Mariana Candido Gabriel (Grupo Cultural ETC) - Mediação: Kênia Lyra

- 19h30 - Cerimônia de Abertura

 - 20 horas  - 1ª Sessão da Mostra Competitiva
"O Jaraguá" - Anchieta
"Boa Vista F.C." - Apiacá
"A Vida nos Trilhos" - Atílio Vivácqua
"Ruínas de Mangaravite" - Bom Jesus do Norte
"Sopro Centenário" - Cachoeiro de Itapemirim
"A Banda" - Iconha

 - 21h30 - DJ Roberto Borges
               Show Grupo Gandaia


Sexta-feira - 26/08

- 13 às 15 horas - Oficinas de Fotografia, Câmera, Edição e Interpretação

- 13 às 17 horas - Oficina de Cobertura Colaborativa

- 14 às 15 horas - Mostra retrô MCA

- 15h30 às 16h30 - Mostra Paralela - exibição de vários curtas e debate sobre Cineclubismo. Com Juliana Gama (Cineclube Colorado) e Eliane Corrêia (Cineclube Badaró) - Mediação: Kênia Lyra

- 19h30 - Apresentações culturais regionais
Quadrilha de Bom Jesus do Norte
Jaraguá de Anchieta

- 20 horas - 2ª Sessão da Mostra Competitiva
"Barão de Itapemirim... Redescobrindo a história" - Itapemirim
"Caiu na rede é História" - Marataízes
"São Pedro do Itabapoana - Uma viagem onde o tempo parou" - Mimoso do Sul
"Livro de Ouro" - Muqui
"As Pastorinhas" - Piúma
"Jongada das Neves" - Presidente Kennedy
"Memórias em Sintonia" - Rio Novo do Sul

- 21h30 - DJ Roberto Borges

               Show Wagner Billó e Banda

Sábado - 27/08

- 13 às 15 horas - Oficinas de Fotografia, Câmera, Edição e Interpretação

- 13 às 17 horas - Oficina de Cobertura Colaborativa

- 14 às 15 horas - Mostra retrô MCA

- 15 às 15h30 - Dinâmica de Integração (jogos teatrais)

- 16 às 17 horas - Bate-papo com os realizadores da 1ª MCA Histórico-Cultural

- 19h30 - Apresentações culturais regionais
               Banda 13 de Junho
               Grupo de Hip Hop de Cachoeiro

- 20 horas - Cerimônia de Premiação

- 21h30 - DJ Roberto Borges
              Show Banda Zémaria
              Show Banda Espera Maré

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto de Paulo Gois - Jornalista do Programa Rede Cultura Jovem
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br                                                                                                                            

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard