26/08/2011 11h58 - Atualizado em 05/01/2017 15h34

Marataízes: Palácio das Águias recebe a 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural

O Palácio das Águias, casarão histórico do município restaurado recentemente e que abriga a biblioteca de Marataízes, ganhou cores e movimentação mais intensa com a chegada da 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural (MCA Histórico-Cultural). Até sábado (27), o local conta com uma programação gratuita que inclui Mostra Competitiva de documentários, Mostra Paralela de curtas-metragens, oficinas diversas, apresentações artístico-culturais e shows musicais.

O secretário de Estado da Cultura, José Paulo Viçosi, o Frei Paulão, disse na solenidade de abertura, na noite desta quinta-feira (25), que o evento promoverá a riqueza dos patrimônios imateriais e arquitetônicos locais. "O Sul do Espírito Santo possui características culturais singulares que serão ressaltadas com a realização da 1ª MCA Histórico-Cultural. A paisagem única de Marataízes, tendo o Palácio das Águias e o Rio Itapemirim desembocando no mar ao fundo, contribuirá decisivamente para o sucesso do evento que exibirá os registros e as reflexões dos jovens realizadores", completou o secretário.

Representantes dos 13 municípios do Sul do Espírito Santo envolvidos com a Mostra participaram da cerimônia. Para o diretor da Secretaria Municipal de Cultural e Patrimônio Histórico de Marataízes, Heraldo Luiz Bel Esposti, é de grande importância receber a primeira edição da MCA Histórico Cultural, pois o município passa por um processo de resgate do seu patrimônio cultural. "A Mostra vem para ajudar a nossa ação de resgatar e divulgar para todo o Sul do Estado o rico passado cultural de Marataízes", diz Heraldo.

Por meio das produções audiovisuais que serão exibidas, será possível assistir ao registro expressivo e criativo de jovens capixabas sensíveis e atentos à sua própria história. Além de Marataízes, os municípios que participam da Mostra são: Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Piúma e Rio Novo do Sul.

A 1ª MCA Histórico-Cultural faz parte de um circuito de realização e exibição audiovisual protagonizado por jovens de 53 municípios do Espírito Santo: as Mostras Capixabas de Audiovisual (MCA). A 2ª MCA Etnográfica foi realizada entre os dias 18 a 20 de agosto em Nova Venécia. Há ainda a 8ª MCA Ambiental, e a 3ª MCA Rural que serão realizadas, respectivamente, nos meses de setembro e outubro deste ano. Toda essa movimentação audiovisual protagonizada pelos jovens capixabas pode ser acompanhada pelo www.redeculturajovem.com.br/mca .

Audiovisual jovem

Os documentários produzidos por jovens de 13 municípios do Sul do Espírito Santo, que estão em exibição na Mostra, foram realizados durante oficinas de iniciação audiovisual e concorrem nas categorias de Melhor Vídeo (Júri Popular), Melhor Vídeo, Melhor Edição e Melhor Roteiro. A cerimônia de premiação será na noite deste sábado (27).

Os jovens realizadores vivenciaram todas as etapas de produção de um documentário, aprenderam noções básicas de roteiro e de linguagem audiovisual, manusearam os equipamentos de captação de imagem e som, e participaram da decupagem e edição dos vídeos.

Programação diversa

Além da Mostra Competitiva, o público da 1ª MCA Histórico-Cultural terá contato com outras experiências de produção e difusão audiovisual durante a Mostra Paralela - atividade que promoverá bate-papos e intercâmbio com realizadores convidados.

No primeiro dia de evento o público conferiu cenas inéditas de "As horas vulgares", primeiro longa-metragem contemplado pelo edital de incentivo à cultura da Secult. O diretor Rodrigo de Oliveira anunciou que o filme será finalizado na próxima semana. Mariana Candido Gabriel, do Grupo Cultural Etc também participou do debate.

A programação também contará com diversas oficinas de técnicas audiovisuais e de produção de conteúdos. Essas atividades são uma chance para aprofundar conhecimentos no campo do audiovisual por meio das oficinas de câmera, edição e fotografia. Os jovens atores contarão com uma oficina de interpretação para câmera comandada pela atriz e diretora Margareth Galvão.

Além das exibições audiovisuais e das oficinas, a programação da 1ª MCA Histórico-Cultural garante espaço para outras atrações artístico-culturais. Na segunda noite de Mostra, haverá apresentações de Wagner Billó e Banda. A última noite da Mostra contará com apresentações da Banda 13 de Junho, e do Grupo de Hip Hop de Cachoeiro de Itapemirim. O encerramento do evento ficará por conta da Banda Espera Maré, e da banda de música eletrônica Zémaria.

Parceiros das MCAs

As MCAs são uma grande ação presencial conduzida pelo Programa Rede Cultura Jovem, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). As Mostras também têm como realizadores a Secretaria de Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). As Mostras contam com a parceria do Instituto Sincades. A produção está a cargo da Associação Parceiros do Bem.

As Mostras Capixabas de Audiovisual contam também com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento da Região dos Vales e do Café; Consórcio Intermunicipal do Caparaó, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Associação Diacônica Luterana (ADL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes), e prefeituras dos 53 municípios capixabas envolvidos.

Sexta-feira - 26/08

- 13 às 15 horas - Oficinas de Fotografia, Câmera, Edição e Interpretação

- 13 às 17 horas - Oficina de Cobertura Colaborativa

- 14 às 15 horas - Mostra retrô MCA