22/09/2014 11h21 - Atualizado em
05/01/2017 14h54
Mapeamento da diversidade cultural capixaba é tema de palestra

22/09/2014
diversidade cultural capixaba - A utilização do Registro Aberto da Cultura (RAC/SNIIC) pelos municípios do Espírito Santo", dia 08 de outubro, às 14 horas, no auditório da Esesp (Rua Francisco Fundão, 155, Morada de Camburi), em Vitória.
Secult prorroga prazo de inscrição de palestra para próxima segunda (29)
Antônio Tadeu di Pietro e Geraldo Luiz Horta de Alvarenga Júnior (Ministério da Cultura) e Herialdo Plotegher (Secretaria de Estado da Cultura - Secult) vão comandar a palestra "Mapeamento da

Na palestra será apresentado o módulo Registro Aberto da Cultura (RAC), do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), e as possibilidades de utilização do RAC pelos gestores públicos municipais, gestores dos pontos de cultura e agentes culturais do Espírito Santo, para mapear a diversidade cultural capixaba.
O RAC/SNIIC tem o intuito de coletar, armazenar e difundir os dados e informações sobre agentes e objetos culturais em âmbito nacional. Essa é a primeira experiência governamental de mapeamento cultural colaborativo promovida em âmbito nacional no Brasil. O RAC/SNIIC está baseado em três conceitos centrais: usuário-informante, agente cultural e objeto cultural.
O princípio básico do SNIIC é que cada objeto cultural (toda e qualquer externalidade física mantida por um agente cultural cadastrado, como por exemplo, o teatro) tem um agente cultural (qualquer profissional ou instituição que mantenha relação com o mundo da cultura) vinculado e um usuário-informante (qualquer cidadão que se disponha a prestar informações sobre a cultura brasileira). Assim, fica estabelecida uma cadeia lógica dos três conceitos que une órgãos e instituições, gestores ou mantenedores de objetos culturais a qualquer cidadão brasileiro que cadastre as informações que lhes são pertinentes.
Serão disponibilizadas 150 vagas gratuitas para o evento. Cada secretaria municipal de Cultura e cada Ponto de Cultura podem inscrever até dois representantes , entre os dias de 22 a 29 de setembro, através do e-mail pontodecultura@secult.es.gov.br. O evento também será aberto à sociedade civil. Mais informações através do telefone 3636-7116.
Logo abaixo, a ficha de inscrição.