17/11/2009 10h40 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

Mais de 500 jovens participam de seminário promovido pela Secult

Começou o "Seminário Rede Cultura Jovem - O Espírito de um tempo". A abertura do evento, no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia, na manhã desta terça-feira (17), reuniu mais de 500 jovens que se inscreveram pelo Portal Yah (www.portalyah.com.br). Logo na abertura o público conferiu uma "capela" da cantora e atriz paulista Negra Li, que entoou "Mundo Jovem", música que traduziu bem as características do seminário.

Deram boas-vindas aos jovens o governador do Estado Paulo Hartung; a secretária de Estado de Cultura Dayse Lemos; e de Educação Haroldo Corrêa Rocha. Também participou do evento Beatriz Azeredo, diretora do Centro de Estudos de políticas Públicas e professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é responsável pelo mapeamento de arte e cultura no Estado, um projeto coordenado pela Secult, que está inserido no programa Rede Cultura Jovem.

O governador Paulo Hartung afirmou que o foco do Governo do Estado é mapear experiências ricas e exitosas que vêm sendo desenvolvidas pela juventude capixaba e que ainda não ganharam a devida divulgação na grande mídia do Estado. "São experiências que já estão produzindo transformações e mudanças importantes na sociedade. Queremos fazer uma conexão entre a arte, a cultura e a juventude, para melhorar a nossa ação de governo e também introduzir novos elementos em nossa política pública voltada para os jovens", afirmou.

"Esse seminário marca o início de um programa moderno e ousado, que visa criar conexões do Estado com o Brasil e o mundo. Trabalhar com a juventude hoje pressupõe cuidar do futuro do Espírito Santo", disse Dayse Lemos.

Os debates do evento, que prossegue até esta quarta-feira (18), são em formato de talk-shows, nos quais especialistas e jovens artistas são provocados a falar sobre assuntos específicos. Os temas "A marca de uma geração" e "Arte e cultura: imaginando um tempo" orientam, respectivamente, as discussões.

O seminário é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Sincades e execução da Universidade Para Todos, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Jovens criadores são palestrantes

Participam dos talks nomes como Michel Melamed, poeta, ator, dramaturgo e apresentador; Eduardo Kobra, artista plástico e grafiteiro paulista; e Clarah Averbuck, blogueira e jovem escritora gaúcha.
Destaque também para o produtor cultural e idealizador do Omelete Marginal, Fred Entringer; o escritor e professor do curso de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Maurício Abdalla; o presidente do Instituto TamoJunto, MC Popay; e do doutor em Comunicação e Cultura e articulador capixaba do Fórum de Mídia Livre, Fábio Malini.

Rede Cultura Jovem

O Seminário "Rede Cultura Jovem - O Espírito de Um Tempo" é a atividade oficial de lançamento do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ), uma iniciativa que visa à construção gradativa de uma rede virtual e presencial, informativa e interativa articulada com a produção artístico-cultural da juventude capixaba.

Para atender a esse objetivo, serão desenvolvidas ações de fomento, de formação artística, técnica e cultural e, por fim, de difusão de arte e cultura nas diversas regiões do Estado. O PRCJ contará também com um portal de conteúdos, o Portal Yah!, e uma rede social na internet, para facilitar o contato e a interação entre os participantes da Rede.

Programação

Quarta-feira (18)
- 9 às 12 horas - "Arte, rua e festa: os jeitos que nos identificam"
Eduardo Kobra - artista plástico e grafiteiro
MC Popay - articulador cultural e diretor presidente do Instituto TamoJunto

- 14 às 16 horas - "Futuro imaginado: cultura, arte, tecnologia e novas profissões"
Beto Largman - jornalista, blogueiro e produtor de conteúdo especializado em internet, tecnologia e design
Fábio Malini - articulador do Fórum de Mídia Livre no Espírito Santo e doutor em Comunicação e Cultura

- 16 às 18 horas - "Espaço de encontro: o que nos atrai e nos informa?"
Lala Deheinzelin - produtora cultural, atriz, apresentadora e especialista em linguagens artísticas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard