05/08/2009 10h25 - Atualizado em 05/01/2017 15h05

Maes recebe mostra Itinerância Videobrasil

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) recebe na próxima quarta-feira (12) a mostra "Itinerância Videobrasil 2008-2009". A realização é do Cinesesc, através do Arte Sesc, um programa do Serviço Social do Comércio, que leva cultura para vários pontos do País. A abertura será às 12 horas, e logo após a exibição dos vídeos, às 14 horas, haverá uma mesa-redonda mediada pela artista plástica Rosana Paste, com a presença de duas cineastas do Estado: Ana Murta e Ursula Dart.

A mostra reúne obras dos artistas premiados no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica Sesc_Videobrasil, realizado em São Paulo, em 2007. São nove vídeos vindos de diferentes estados brasileiros, da Argentina, da Austrália, do Zimbábue e do Líbano. As sessões, com entrada franca, ocorrem no auditório do Maes, sempre a partir das 12 horas, até o dia 08 de outubro. Durante esse período, os visitantes também poderão conhecer a exposição "Espectador em Trânsito-Videoinstalações", uma realização do Serviço Social do Comércio do Espírito Santo (Sesc-ES), que estará em cartaz no Maes a partir da próxima terça-feira (11).

Cada exibição da "Itinerância Videobrasil" é aberta por pequenos depoimentos dos autores, que se apresentam e falam rapidamente de seu trabalho. As obras exemplificam uma diversidade de estratégias contemporâneas que envolvem o vídeo, como a reinvenção do documentário, a incorporação da imagem nos processos de intervenção urbana e a confirmação do videoensaio como forma do pensamento audiovisual.

Vídeos e sinopses

Rawane`s Song / 7´05"/ direção de Mounira Al Solh Líbano/Holanda 2006
Um vídeo sobre uma libanesa que não deseja falar de guerra. Partindo dessa premissa, ela desenvolve um discurso irônico, mas fica presa ao tema evitado. A voz substituída pelo texto deixa espaço para o silêncio, em que escutamos os passos de Rawane.

Revolving Door / 19´/ direção de Alexandra Beesley e David Beesley Austrália 2006

"É uma grande decisão vender seu corpo para um homem com dinheiro na mão", diz Gillian, a protagonista deste documentário que mistura fotografia e animação. As complexas questões envolvidas em seu trabalho nas ruas de Melbourne, Austrália.

Juksa / 29´42"/ direção de Maurício Dias e Walter Riedweg Brasil-RJ/Suíça 2006
Os três últimos habitantes de uma pequena ilha no Pólo Norte contam sobre 33 anos de suas vidas. Reflexões universais sobre o tempo e o envelhecimento, embaladas por uma música de Henry Purcell cantada ao vivo, numa íntima sessão.

Várzea / 9´26"/ do Estúdio Bijari Brasil-SP 2006
Fria e esvaziada, a cidade de São Paulo vira campo de futebol, que vira várzea, que se torna palco onde se enseja um jogo. Obra de videodança sobre territórios, fronteiras e ocupação do espaço público.

Untitled (Zimbabwean Queen of Rave) / 3´33"/ direção de Dan Halter Zimbábue/África do Sul 2005
Montagem sobre a experiência do autor, um garoto branco, que viveu em Zimbábue nos anos 1990. A canção da zimbabueana Rozalla, conhecida como Queen of Rave, embala duas realidades antagônicas: brancos dançam enquanto negros protestam.

Weekend / 6´30"/ direção de Federico Lamas/ Argentina 2007

Uma discussão para cada dia do fim de semana. Dois capítulos construídos com cenas que permanecem na tela, deixando a linearidade dos discursos evidente. Um ensaio sobre a estranheza intrínseca a relações muito próximas.

Abismo Virtual / 3´55"/ direção de Eustáquio Neves Brasil-MG 2007

Imagens recebidas por celular e e-mail revelam a intimidade de duas mulheres. Um texto-narrador conduz à reflexão sobre as relações estabelecidas pelas mídias digitais; a disposição e o desafio de se expor ao desconhecido.

Canto de Aves Pampeanas 1 / 7´45" / direção de Nicolás Testoni Argentina 2006
Dividido em capítulos não-lineares, o documentário traça um mapa do cotidiano da pequena cidade litorânea Ingeniero White, na Argentina, revelando as drásticas transformações decorrentes da implantação de um complexo petroquímico.

Canto Doce Pequeno Labirinto / 18´25" / direção de Caetano Dias Brasil-BA 2007
Registro da intervenção urbana feita pelo artista na Estação Ferroviária da Calçada, em Salvador. A construção de um pequeno labirinto de açúcar e a interação do público que consome a obra efêmera. Um ruído no cotidiano local.

"Itinerância Videobrasil 2008-2009"
Local - Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Endereço - Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória.
Abertura - Quarta-feira (12)
Horário - 12 horas
Período de exibição - 12 de agosto a 08 de outubro
Funcionamento - Terça a sexta-feira de 10 às 18 horas