20/10/2011 13h46 - Atualizado em 05/01/2017 15h10

Maes realiza roda de conversa na próxima quarta-feira (26)



O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) realiza, na próxima quarta-feira (26), às 19 horas, mais uma atividade do Programa de Arte-Educação da exposição "O Louvre e seus Visitantes". Trata-se de uma roda de conversa com Mila Chiovatto e Janaína Melo, cujo tema é "Torna-se espectador: a oportunidade do acesso". O encontro acontecerá no auditório do Museu e a entrada é franca.

O evento irá promover um debate sobre a importância das pessoas, deficientes ou não, terem acesso aos espaços culturais. E a discussão vai além da acessibilidade - será abordada também a importância do Museu, um lugar que está em constante transformação, e que acumula um enorme conhecimento que pode ser desfrutado pelos visitantes.

Para se inscrever, os interessados deverão comparecer com 30 minutos de antecedência no local. Serão disponibilizadas 40 vagas, e os participantes receberão certificado. Quem preferir pode acompanhar a roda de conversa ao vivo pelo Portal Yah (www.portalyah.com).

Convidados

Mila Chiovatto é graduada em educação em artes pela Faculdade de Comunicações da Universidade Mackenzie, Mestre em Ciências da Comunicação - Sociologia da Arte pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Professora de História da Arte na Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP); e autora do projeto educativo da exposição "Vistas do Brasil da Coleção Brasiliana - Fundação Estudar".

Janaína Melo (foto) é coordenadora do setor de arte-educação do Instituto Cultural Inhotim, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, localizado em Brumadinho, Minas Gerais.

O Louvre e seus visitantes

A mostra "O Louvre e seus visitantes" reúne 85 fotografias doadas ao Instituto Moreira Salles pela família de Alécio de Andrade, brasileiro residente em Paris, feitas enquanto ele percorria as salas do Museu do Louvre, em um período de quase 39 anos, a partir de 1964.

Cada flagrante lembra uma cena teatral que assistiríamos por cima dos ombros do artista, tendo os visitantes como atores. Uma visão poética, onde o senso de humor se une a um certo carinho peculiar, revela a apropriação dos espaços do museu pelo público e as relações, às vezes insólitas, que se estabelecem entre alguns dos espectadores e as obras de arte.

Está em cartaz, simultaneamente, na Sala de Exposições Permanentes do Maes, a exposição "O diverso no Acervo". Trata-se de um recorte que utiliza obras do acervo do Maes, pertencentes ao patrimônio do Estado. Essa mostra apresenta múltiplas possibilidades para o diálogo entre as obras dos artistas Dionísio Del Santo, Maurício Salgueiro, Raphael Samú e Nice Avanza.

Serviço

Roda de Conversa - "Torna-se espectador: a oportunidade do acesso"
Data: quarta-feira (26)
Horário: das 19 às 21 horas
Local: auditório do Museu de arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro - Vitória/ES
Inscrições: 30 minutos de antecedência
Vagas: 40

O Louvre e seus Visitantes - Alécio de Andrade
Local: Museu de arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (Maes)
Período de exposição: até 13 de novembro de 2011
Horário de funcionamento: de terça, quinta e sexta-feira, das 10 às 18 horas
Quarta-feira, das 10 às 21 horas
Sábados, domingos e feriados: das 12 às 18 horas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br


Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard