10/06/2011 08h27 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

Maes promove palestra gratuita com Rodrigo Moura, curador do Inhotim



O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), localizado em Vitória, promove na próxima quarta-feira (15), das 19h30 às 21h30, uma palestra com o crítico de arte Rodrigo Moura, curador do Instituto Inhotim, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. A ação está inserida no Programa de Arte-Educação da exposição "Sobrevitória", que está em cartaz no espaço desde o dia 24 de maio.

O encontro tem a proposta de discutir questões relativas ao ato de colecionar, e o palestrante fará uma reflexão sobre o colecionismo na arte contemporânea. A atividade será desenvolvida no auditório do espaço e a entrada é gratuita. A condição para participar é chegar com meia hora de antecedência, pois o número de vagas é limitado.

Além de discutir sobre o ato de colecionar, a curadoria educativa formada por Ana Luiza Bringuente e Melina Almada Sarnaglia, pretende debater as influências da abundância artística que a década de 1980 apresentou em seus aspectos locais e nacionais. A próxima palestra acontece no dia 20 de julho, com o curador Carlos Martins, que abordará a relação das coleções de arte com os colecionadores no panorama nacional.

Outras atividades fazem parte do Programa de Arte-Educação da exposição "Sobrevitória", que fica em cartaz até o dia 24 de julho: "Rodas de Conversa"; "Encontros de Arte-Educação"; "Maes para todos", que promove atendimento diferenciado para grupos escolares, terceira idade, turistas e projetos sociais; "Maes na rede"; "Maes na Tela"; e o "Museu na Escola", que visa - por meio de encontros - sensibilizar as escolas sobre a importância do patrimônio.

A mostra "Sobrevitória - Galeria Usina" é constituída por 100 obras de arte contemporânea do colecionador Marcio Espíndula, adquiridas em sua maioria, entre 1986 e 1989, período no qual ele manteve em funcionamento, em Vitória, a galeria Usina Arte Contemporânea.
"Sobrevitória" é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto de Ação Social e Cultural Sincades, com produção da ABZ Projetos Produções.

Rodrigo Moura

Rodrigo Moura é curador, editor e crítico de arte. É curador do Instituto Inhotim (Brumadinho, Minas Gerais) desde 2004, onde teve papel importante na aquisição de obras de artistas como Artur Barrio, Ernesto Neto, Iran do Espírito Santo, Jorge Macchi, Marepe, Rivane Neuenschwander e Victor Grippo.

Foi curador assistente (2001-2003) e curador (2004-2006) do Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, onde organizou mostras individuais de Damián Ortega, Ernesto Neto, Rodrigo Andrade, José Bento e Fernanda Gomes, entre mais de 20 individuais, e coordenou o programa Bolsa Pampulha, de estímulo a artistas em início de carreira.
Organizou, entre outros, os livros "Políticas Institucionais, Práticas Curatoriais" (Museu de Arte da Pampulha, 2004) e "Através" (Inhotim Centro de Arte Contemporânea, 2008). Entre seus escritos recentes, encontram-se ensaios em publicações internacionais sobre a obra de Laura Lima, Rivane Neuenschwander e Valeska Soares.

Programação

Ciclo de Palestras

Palestra com Rodrigo Moura, curador, editor e crítico de arte
Tema: reflexão sobre o colecionismo na arte contemporânea.
Data: quarta-feira (15)
Horário: 19h30 às 21h30

Palestra com Carlos Martins, gravador, desenhista, museólogo, curador e professor
Tema: relação das coleções de arte e renomados colecionadores no panorama nacional.
Data: 20 de julho
Horário: 19h30 às 21h30.

Os interessados devem comparecer com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.
Local - Auditório do Maes

Roda de Conversa

A arte e a educação serão os focos desses encontros, em que serão estabelecidos diálogos entre as questões temporais e conceituais, tendo a exposição como ponto de partida.

Palestra com Maria Cecília Costa Oliveira, psicanalista; e Gilca Flores, artista plástica, especialista em Conservação e Restauração de bens culturais e mestre em artes visuais
Tema: conexões necessárias entre o ato de colecionar e educação patrimonial estabelecendo possibilidades entre a educação, memória e preservação.
Data: 13 de julho
Horário: 19h30 às 21h30

Os interessados devem comparecer com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.
Local - Auditório do Maes


Encontro de Arte Educação no Maes

Encontros dirigidos a arte-educadores e interessados, com Elisa Pegoretti, artista plástica e educadora

Inscrições: Por e-mail (maes.comunicacao@secult.es.gov.br) ou 30 minutos de antecedência.
Duração: 03 encontros de 03 horas
Vagas: 40
Local: Auditório do Maes
Data: 04 de junho, das 14 às 17 horas
Data: 11 de junho, das 14 às 17 horas
Data: 09 de julho, das 14 às 17 horas

Maes para todos

Objetiva a criação de roteiros e possibilidades a serem aplicados durante as visitas mediadas. O programa atenderá grupos escolares, melhor idade, turistas, projetos sociais, bem como os grupos de visitantes espontâneos. Os agendamentos para mediação devem ser feitos pelo site www.museudeartes.wordpress.com

Maes na Rede

A atividade visa manutenção, elaboração e postagem de informações na mídia virtual, onde serão disponibilizados fotos, vídeos, e material educativo pertinentes ao Museu, e outras ações relacionadas ao trabalho do Setor de Arte-Educação do MAES.  
Local: www.museudeartes.wordpress.com
           www.twitter.com/MAESMuseu

Maes na tela - mostra de cinema

O cinema e o audiovisual ampliarão o leque de discussões e reflexões a respeito da exposição. Nessa mostra o recorte pensado será a produção cinematográfica na década de 1980. Antes do início das sessões haverá uma introdução ao tema proposto; e ao término um debate entre o curador e um convidado. Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize, diretores de cinema, escolherão os filmes e conduzirão os debates.

Data: 24 de julho, das 15 horas às 17h30. Com Rodrigo de Oliveira.

Museu na Escola

Atividade desenvolvida em parceria com a subsecretaria de Estado de Patrimônio Cultural; com o Programa Rede Cultura Jovem; e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O projeto visa sensibilizar - por meio de encontros nas escolas - sobre a importância do patrimônio.
Palestrantes: Renan Andrade e Bárbara Covre, estudantes e mediadores do Maes
As palestras são agendadas diretamente nas escolas.

Serviço:
Exposição "Sobrevitória"

Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro - Vitória ES
Período: até 24 de julho
Visitação: terça a sexta-feira - das 10 às 18 horas
                sábados, domingos e feriados - das 12 às 18 horas
Visitas mediadas pelo blog museudeartes.wordpress.com
Entrada franca

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto: Simony Fadini - estagiária de comunicação
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard