18/11/2015 15h29 - Atualizado em 05/01/2017 15h22

MAES promove minicurso de curadoria e história da arte

O curador e historiador de arte Júlio Martins vai comandar o minicurso “Curadoria e História da Arte”, de 24 a 27 deste mês no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES). Serão dois módulos, com destaque para questões acerca da figura do curador, sua vinculação à produção artística e indagações teóricas que constituem o seu ofício.

Todas as vagas para o minicurso já foram preenchidas. Os inscritos foram escolhidos após a avaliação de um questionário disponibilizado pela equipe do setor educativo do MAES, com foco na justificava de participação.

Conteúdo
1º Módulo: Estudos em Curadoria – História das Exposições

Será apresentado o campo recente da “História das Exposições”, com suas principais temáticas e abordagens a partir de análises críticas e históricas de algumas das principais exposições e gestos curatoriais do século XX na Europa, Estados Unidos e Brasil.

2º Módulo: Projeto Curatorial
As discussões do módulo anterior serão aprofundadas a partir de questões teóricas relacionadas à prática curatorial, ao desenvolvimento de pesquisas e projetos de curadoria. O curador vai apresentar o projeto curatorial de sua autoria, discutindo-o com os participantes.

Sobre o curador
Júlio Martins é curador, historiador de arte e editor. Colabora desde 2003 com o Centro de Experimentação e Informação de Arte (Ceia), ligado à Rijksakademie Artist´s Initiative (Amsterdã). Em 2009, participou do Programme Courants du Monde, na Maison des Cultures du Monde (Paris).É curador mapeador do Rumos Artes Visuais 2011-2013, Instituto Itaú Cultural (São Paulo) e curador-geral do Museu Inimá de Paula desde 2008.

Serviço
Minicurso “Curadoria e História da Arte”, com Júlio Rocha
Data:
de 24 a 27 de novembro
Horário: das 13 às 19 horas
Local: Museu de Arte do Espírito Santo

Mais informações: (27) 3132-8393

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard