29/08/2011 07h41 - Atualizado em 05/01/2017 15h44

MAES promove ciclo de palestra com Martin Grossmann


Será realizado na próxima quarta-feira (31), das 19 às 21 horas, o primeiro Ciclo de Palestras do programa de Arte-Educação da mostra "O Louvre e seus visitantes", em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES). O convidado será Martin Grossmann, criador e curador-coordenador do "Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado". Haverá também, a partir das 21 horas, o lançamento da coleção Fórum Permanente de Livros.

A palestra terá como tema "Museu sem paredes: de Malraux a virtualidade", com objetivo de discutir problemas não somente na arte, mas no mundo contemporâneo. Os interessados devem chegar com 30 minutos de antecedência, pois o número de vagas é limitado. A palestra será transmitida ao vivo pelo portal Yah! no endereço www.portalyah.com.

O projeto "Ciclo de Palestras" visa a divulgar e promover troca de experiências e conhecimentos. Os encontros possibilitam incrementar a produção artística e, debater aspectos teóricos e práticos da arte entre os participantes.

Coleção Fórum Permanente de Livros

O Fórum Permanente é uma plataforma de mediação cultural que se inspira nos museus-laboratório das décadas de 1960 e 1970, ações colaborativas em museus de arte que incentivaram, entre outros, práticas artísticas experimentais, novas formas de exposição, de comunicação e de divulgação, bem como revisões críticas das metodologias da museologia tradicional.

A coleção Fórum Permanente de Livros é composta por três exemplares, bilíngues, premiados pelo edital Publicações em língua estrangeira de Arte Contemporânea do Programa Brasil Arte Contemporânea, fruto da iniciativa entre o Ministério da Cultura e a Fundação Bienal. 

A coleção se apresenta por meio de organização de coletâneas de acordo com as temáticas em debate, edições dos relatos críticos produzidos para os eventos registrados no site do Fórum Permanente e livros que problematizem a institucionalização da arte, seja local ou globalmente. Os livros estão disponíveis para compra no site da Editora Hedra ou em livrarias e distribuidores.

Livros

Museu Arte Hoje

Organização de Martin Grossmann & Gilberto Mariotti

Esta coletânea traz importantes contribuições para o entendimento do papel e missão do museu de arte no Brasil e no mundo, tendo como ponto de partida o projeto do MASP de Lina Bo Bardi inaugurado em 1968. Participam deste debate gestores, curadores, arquitetos, artistas, entre eles, Paulo Herkenhoff, Marcelo Araújo, Moacir dos Anjos, Marcelo Ferraz e Ricardo Basbaum. O livro demonstra que apesar das recorrentes crises institucionais, a trajetória do museu de arte no Brasil é ímpar ao lançar e promover novas idéias e novos modos de operação sócio-cultural.

Relatos Críticos: Seminários da 27a Bienal de São Paulo

Organização de Ana Letícia Fialho & Graziela Kunsch

A prática de redação e publicação de relatos sobre palestras, oficinas e debates presenciais vem sendo cultivada pelo Fórum Permanente desde as suas primeiras atividades. Este livro reúne alguns dos primeiros relatos produzidos, sobre os seminários internacionais da 27ª Bienal de São Paulo, constituindo uma "documentação crítica" dos eventos de 2006. Entre as autoras dos relatos estão Fernanda Pitta, Paula Braga e Paula Alzugaray. O livro inclui o texto de apresentação geral dos seminários, de Lisette Lagnado.

Modos de Representação da Bienal de São Paulo

de Vinicius Spricigo

Este livro apresenta parte dos resultados da pesquisa de doutorado realizada na ECA-USP dedicada à trajetória recente da Bienal de São Paulo, em particular as edições de 1998, 2006 e 2008. Em foco estão as transformações ocorridas nas práticas curatoriais e na esfera institucional da arte. O autor analisa o projeto político e cultural da Bienal buscando entender as mudanças nos modos de representação adotados pelas suas recentes edições. Pautado por sua atuação como editor associado do Fórum Permanente (2006 e 2008), Vinicius Spricigo problematiza as práticas curatoriais, fornecendo subsídios conceituais para uma discussão crítica a respeito da mediação cultural no contexto das exposições globais de arte contemporânea.

O Louvre e seus visitantes

A mostra "O Louvre e seus visitantes" reúne 85 fotografias doadas ao Instituto Moreira Salles pela família de Alécio de Andrade, brasileiro residente em Paris, feitas enquanto ele percorria as salas do Museu do Louvre, em um período de quase 39 anos, a partir de 1964.

Cada flagrante lembra uma cena teatral que assistiríamos por cima dos ombros do artista, tendo os visitantes como atores. Uma visão poética, onde o senso de humor se une a um certo carinho peculiar, revela a apropriação dos espaços do museu pelo público e as relações, às vezes insólitas, que se estabelecem entre alguns dos espectadores e as obras de arte.

Martin Grossmann

O palestrante Martin Grossmann é professor da Universidade de São Paulo, foi diretor do Centro Cultural de São Paulo, vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP). Criador e curador-coordenador do "Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado", criador e coordenador do Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) - USP, e criador e coordenador do USP online (portal de informações da USP na Web).

Serviços:

Ciclo de Palestras

- 1º Palestra - com Martin Grossmann
Tema: Museu sem paredes: de Malraux a virtualidade
Data: quarta-feira (31)
Horário: das 19 às 21 horas
Os interessados devem comparecer com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.
Local - Auditório do MAES

O Louvre e seus Visitantes - Alécio de Andrade
Local: Museu de arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (MAES)
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro - Vitória/ES
Período de exposição: até 13 de novembro
Horário de funcionamento: de terça, quinta e sexta-feira, das 10 às 18 horas
Quarta-feira, das 10 às 21 horas
Sábados, domingos e feriados: das 12 às 18 horas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard