29/09/2011 07h29 - Atualizado em
05/01/2017 15h45
Maes na Tela exibe Zabriskie Point, de Michelangelo Antonioni
O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo realiza no próximo domingo (02), às 15 horas, mais uma edição do "Maes na Tela", atividade do programa de arte-educação da exposição "O Louvre e seus visitantes". O filme escolhido desta vez foi "Zabriskie Point", um clássico do artista italiano Michelangelo Antonioni. Após a exibição do filme, haverá um debate com o cineasta, produtor e gestor cultural, Marcos Valério Guimarães.
O longa-metragem, com 115 minutos, será exibido no auditório do Maes. A entrada é franca. Os interessados deverão comparecer com 30 minutos de antecedência. São 40 vagas disponíveis. O filme é indicado para maiores de 14 anos.
"Zabriskie Point" tensiona os limites do sistema de consumo, os limites entre coisas e pessoas, as fronteiras entre escolas de pensamento, entre planos materiais e espirituais. Antonioni faz uma expedição ao universo da indústria norte-americana, consumando um choque de mundos e estilos de produção.
O público poderá apreciar outro filme no dia 06 de novembro - "Os catadores e Eu", de Agnès Varda, com Sérgio Moriconi. A atividade visa levar ao público do Maes, lazer, aprendizagem histórica e política, reflexão e conscientização da realidade social.
Exposição
A mostra "O Louvre e seus visitantes" reúne 85 fotografias doadas ao Instituto Moreira Salles pela família de Alécio de Andrade, brasileiro residente em Paris, feitas enquanto ele percorria as salas do Museu do Louvre, em um período de quase 39 anos, a partir de 1964.
Cada flagrante lembra uma cena teatral que assistiríamos por cima dos ombros do artista, tendo os visitantes como atores. Uma visão poética, onde o senso de humor se une a um certo carinho peculiar, revela a apropriação dos espaços do museu pelo público e as relações, às vezes insólitas, que se estabelecem entre alguns dos espectadores e as obras de arte.
Está em cartaz, simultaneamente, na Sala de Exposições Permanentes do Maes, a exposição "O diverso no Acervo". Trata-se de um recorte que utiliza obras do acervo do Maes, pertencentes ao patrimônio do Estado. Essa mostra apresenta múltiplas possibilidades para o diálogo entre as obras dos artistas Dionísio Del Santo, Maurício Salgueiro, Raphael Samú e Nice Avanza.
Serviço:
"Maes na Tela" - Filme: "Zabriskie Point", de Michelangelo Antonioni
Data: domingo (02)
Horário: das 15 às 18 horas
Local: auditório do Museu de arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro - Vitória/ES
Inscrições: 30 minutos de antecedência
Vagas: 40
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br