09/05/2012 09h18 - Atualizado em 05/01/2017 14h31

Maes apresenta novo conselho consultivo

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio del Santo (Maes) apresenta no mês de maio seu novo conselho consultivo, formado por sete conselheiros que irão definir diretrizes de funcionamento interno para o Museu.

São eles:

Adriana Magro (ES): Professora do DLCE/UFES, é Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Estagiou na Universidade Sapienza de Roma (2009). Mestrado em Educação (2006) pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e especialista em História da Arte: Modernidade e Pós modernidade, pela Universidade Estadual de Londrina (Uel).






Gilca Flores (ES): Formada em Artes Plásticas pela Ufes, é especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais, e Mestre em Artes Visuais pela UFMG. Professora do Departamento de Artes Visuais da Ufes.








Ivo Godoy (ES): Artista multimídia formado em Artes Plásticas pela Ufes, compõe, junto a um grupo de artistas e pesquisadores, o coletivo HnA - Molécula Multiplicadora de Arte. Trabalhou na implementação da Plataforma Digital do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ), iniciativa da Secretaria da Cultura (Secult). Atua como professor substituto das disciplinas de Vídeo e Poéticas Digitais da Ufes. Já atuou no campo da Arte Educação pelo Projeto CAJUN, no qual trabalhou recursos audiovisuais e linguagens digitais com crianças e adolescentes. Teve trabalhos selecionados para o Prêmio Sérgio Motta 2010, o Teladigital 2009 (video-arte exibido em cadeia nacional pela TV Brasil), o Vitoria Cine Vídeo 2008, o Salão do Mar 2005 e a Bienal da UNE 2004.



Janaína Melo (MG): Historiadora com atuação na área de crítica de arte, curadoria, pesquisa e ensino de história da arte. Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduada pela Escola Guignard, da UEMG. Atualmente é Curadora de Arte e Educação do Instituto Cultural Inhotim, Brumadinho (MG) e professora de Crítica de Arte da Escola Guignard UEMG. Possui textos publicados nos livros Através: Inhotim Centro de Arte Contemporânea. [PEDROSA, Adriano, MOURA, Rodrigo (org.)]; Belo Horizonte: Instituto Cultural Inhotim, 2008; e Projeto Bolsa Pampulha - Edição 2005-2006; Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, 2008.



Marcos Martins (ES/CE): Artista plástico e professor no departamento de artes visuais da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), é também Mestre em Poéticas Visuais pela ECA/USP. Integrante dos coletivos de arte EIA - Experiência Imersiva Ambienta (SP) e Container (ES). Pesquisador e membro dos grupos Heterotopias (Fasm), Mita (Univasf) e Place (Ufes). Diretor da Galeria de Arte e Pesquisa - GAP.





Martin Grossman (SP): Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP). Diretor do Centro Cultural São Paulo entre agosto de 2006 e maio de 2010. Vice-Diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP de 1998 a 2002. Criador e Curador-Coordenador do "Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado" [www.forumpermanente.org]. Criador e Coordenador do Serviço Educativo do MAC-USP de 1985 a 1987. Criador e Coordenador do USPonline [www.usp.br], portal de informações da USP na Web de 1995 a 1998. Práticas estas em Gestão Cultural apoiadas pelas pesquisas e estudos em Curadoria; Ação, Mediação e Política Cultural; Museologia; Critica, Teoria e História da Arte e da Arquitetura. As pesquisas acadêmicas desenvolvidas desde o mestrado problematizam a transição da Cultura Material para uma Cultura na virtualidade; a relação entre Arte Contemporânea, seus agentes e as Instituições; os processos de mediação cultural e artística; bem como o desenvolvimento e manutenção de Sistemas de Informação para a Arte e a Cultura. E atualmente é diretor do IEA_Instituto de Estudos Avançados .


Verônica Stigger: Veronica Stigger é escritora, crítica de arte e professora universitária. Possui doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP), com tese sobre a relação entre arte, mito e rito na modernidade, enfatizando os trabalhos de Piet Mondrian, Kasimir Malevich, Kurt Schwitters e Marcel Duchamp. Possui também pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza" e pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), onde desenvolveu pesquisa sobre, entre outros artistas, Maria Martins e Flávio de Carvalho. É professora das Pós-Graduações em História da Arte e em Fotografia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É autora, dentre outros, de Gran Cabaret Demenzial (São Paulo: Cosac Naify, 2007) e Os anões (São Paulo: Cosac Naify, 2010).









Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard