05/08/2009 08h30 - Atualizado em 05/01/2017 14h56

Maes abre exposição Espectador em Trânsito-Videoinstalações na terça-feira (11)

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), no Centro de Vitória, abre nova exposição na próxima terça-feira (11), às 10 horas. A mostra chamada Espectador em Trânsito-Videoinstalações é uma realização do Serviço Social do Comércio do Espírito Santo (Sesc-ES), por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A entrada é franca.

O projeto, de âmbito nacional, terá a participação dos artistas plásticos Luciano Mariussi, André Parente, a dupla Leandro Lima & Gisela Motta e os capixabas Miro Soares, Juliana Morgado e Orlando da Rosa Farya. A mostra também conta com material educativo de Guilherme Vergara, doutor em Arte e Educação pela Universidade de Nova York; e Bia Jabor, gerente de Arte e Educação da Casa Daros, um centro de arte latino-americana.

A curadoria é de Martin Grossmann, diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP), pesquisador de arte moderna e contemporânea, e ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-SP).

A exposição apresenta a videoarte como vertente da arte tecnológica. Oferece aos visitantes a possibilidade de conexão com os próprios sentidos. Na prática, o trabalho será desenvolvido por meio de videoinstalações dos artistas-pesquisadores contemporâneos, que incitam a participação do público, que de espectador passa a ser considerado "em trânsito", móvel, dinâmico, e com movimento. A mostra continua até 03 de outubro.

As obras

Luciano Augusto Mariussi, do Paraná, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura, atuando principalmente no tema videoinstalação. Ele apresentará dois trabalhos. Um deles é "Entre", composta por quatro projeções de vídeo de pessoas em tamanho natural, que utilizando uma linguagem agressiva e preconceituosa, interagem com os visitantes.

Já "S/ Título", a segunda obra de Mariussi, consiste em cinco vídeos distribuídos pela sala de exposição, exibindo textos, depoimentos e críticas.

Gisela Motta e Leandro Lima trabalham juntos desde 1997. São formados em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, e em 2004 receberam o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. Os artistas paulistas apresentam as instalações "O Beijo" e "Passei-o".

Dois vídeos, feitos separadamente por cada um dos artistas, compõem a instalação "O Beijo". Eles são projetados sobre paredes que formam uma quina de 90 graus, de modo que o espectador não pode ter uma visão frontal dos dois vídeos ao mesmo tempo. O único contato entre as imagens é um líquido que corre horizontalmente.

Já o trabalho "Passei-o" aborda o tempo e a vida, representadas pela passagem rápida e quase imperceptível de um trem, que é retratado sob a forma de várias imagens.

André Parente, doutor em comunicação pela Universidade de Paris VIII e fundador do Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-imagem), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentará duas videoinstalações.

Uma delas é "Entre-Margens", que busca representar, por meio de paisagens visuais e sonoras, a condição intermediária e virtual expressa no conto "A Terceira Margem do Rio", de Guimarães Rosa. O outro trabalho de André Parente é "Estereoscopia", uma instalação interativa baseada em duas imagens de um casal que se olha em campo e contra-campo.

O mineiro Miro Soares vive e trabalha em Vitória. Formou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele apresentará a obra "Imprecise Itineraries", resultado de um projeto no qual o artista pediu que sete pessoas diferentes desenhassem em um mapa um itinerário qualquer que ele deveria seguir nos primeiros dias que passou em Bergen, segunda maior cidade da Noruega. Durante uma semana, esses mapas o guiaram, determinando sua experiência na cidade e a produção de um vídeo, gravado com utilização da câmera de um telefone celular e dividido em sete partes. O trabalho será exibido em sete televisores.

Orlando da Rosa Farya, o Lando, pintor, fotógrafo e videomaker, apresentará três trabalhos. Em "RER D" ele apresentará imagens de paisagens captadas do trem europeu que faz o percurso de Paris a Combs la Ville, pequena cidade francesa. O artista fez este percurso durante dois meses. As imagens trazem o movimento do trem, e a montagem simula um vagão, para que o olhar de quem vê compartilhe com o artista o momento da fotografia.

Lando apresentará também duas animações: "Color Field", com planos de cor que mudam de acordo com o ângulo; e "Picasso", com fotografias captadas no Museu Picasso, em Barcelona (Espanha).

A artista plástica capixaba Juliana Morgado apresentará a instalação Itatiaia Dreams. Ela construirá uma torre de madeira com paredes vazadas, sendo que, na cúpula, será projetada a imagem de uma planta conhecida como dormideira. Pendendo do teto, haverá um letreiro em neon azul onde está escrito: Itatiaia Dreams.

Itatiaia é o nome de um antigo hotel do Centro de Belo Horizonte (MG), construído na década de 40, onde o pai da artista morou por um longo período.  O fato dará à obra um caráter passional e pessoal, com fortes referências de identidade.

Serviço:

Exposição "Espectador em Trânsito-Videoinstalações"

Obras de André Parente, Leandro Lima e Gisela Motta, Luciano Mariussi, Orlando da Rosa Farya, Juliana Morgado e Miro Soares
Local - Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Endereço - Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória.
Abertura - Terça-feira (11)
Horário - 10 horas
Visitação - de 11 de agosto a 03 de outubro