20/09/2013 13h27 - Atualizado em 05/01/2017 14h25

Linhares recebe projeto Três em Um com Zé Geraldo, Chico Lessa e Banda Regência

A cidade de Linhares, no Norte do Estado, foi escolhida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para o lançamento do Projeto Musical Três em Um. No próximo dia 26 de setembro, às 20h, Zé Geraldo, Chico Lessa (foto ao lado) e a Banda Regência, formada por músicos residentes no município, se apresentam no Teatro Centro Cultural Nice Avanza, com entrada franca. Os ingressos deverão ser retirados conforme orientação da Secretaria Municipal de Cultura. A turnê passará ainda por Itaguaçu (27/09), Afonso Cláudio (28/09), e será encerrada em Rio Novo do Sul, no domingo (29/09).

O projeto Projeto Musical Três em Um é uma realização da Secult em parceria com as secretarias municipais de Cultura onde as apresentações são realizadas. De acordo com o subsecretário de Estado da Cultura, Joelson Fernandes, o projeto funciona como uma iniciativa piloto para o desenvolvimento de espetáculos de várias modalidades artísticas que circularão pelos teatros do interior do Estado, tendo sempre em cartaz uma atração de nível nacional e uma estadual, com um artista de cada cidade se apresentando na abertura do show.

Joelson explica que a iniciativa segue o princípio da interiorização de atividades culturais determinada pelo Governo Casagrande. "A descentralização das atividades culturais e artísticas, como esta proposta no Projeto Musical Três em Um, é fundamental para a divulgação de nossos valores culturais e para que nossos músicos participem de um rico intercâmbio com nomes de projeção nacional, como é o caso do cantor Zé Geraldo (foto ao lado).

A interação profissional é essencial, tanto para aqueles que já desfrutam de reconhecimento no Estado e até fora dele, caso específico do Chico Lessa, que já tem uma carreira consolidada, quanto os que ainda lutam, em suas cidades, para vencer os desafios impostos pelos meios de produção cultural. O modelo escolhido privilegia ainda o acesso dos capixabas residentes no interior a espetáculos que habitualmente circulam apenas pelas maiores cidades do Estado", reflete Fernandes.

Congo

A Banda Regência, que abrirá o Projeto Musical Três em Um, é formada pelos músicos Zé Elpídio (violão), Carlos Profeta (cavaquinho e flauta), Vaninho Bragatto (percussão) e Vassoura (voz). O grupo apresentará repertório próprio, fundamentado na cultura capixaba, essencialmente no congo e em outras manifestações culturais do carnaval da vila de Regência e em defesa do Rio Doce.

Em Itaguaçu, no Teatro Municipal Geraldo Cestari, a abertura será feita pelo saxofonista João Lúcio Mendes (Foto ao lado).  Já em Afonso Cláudio o cantor Maylon Meira abrirá a apresentação no Centro Cultural José Ribeiro Tristão, enquanto no encerramento da turnê, no domingo (29), no Teatro Municipal Ivo Mameri, em Rio Novo do Sul, a abertura será feita pelo cantor Téo Alves.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo