03/07/2013 11h04 - Atualizado em 05/01/2017 14h36

Lançamento de "Olhar do Braga sobre Cachoeiro" marca centenário de nascimento do cronista

03/07/2013
O livro ilustrado "Olhar do Braga sobre Cachoeiro", foi lançado no último sábado ( 29) e marcou as comemorações do centenário de nascimento do cronista brasileiro, o cachoeirense Rubem Braga, alem, do dia da cidade.

O projeto editorial arrojado  reúne uma seleção de 35 crônicas em que o "Sabiá" revela, de forma referencial ou simbólica, plurais nuances de uma Cachoeiro de Itapemirim ao mesmo tempo interiorana e universal.

Estão lá o velho pé de fruta-pão, o rio Itapemirim, o cachorro Zig, o córrego Amarelinho, a fábrica de pios e toda sorte de "gente de Cachoeiro", entre outras referências. É a primeira publicação da singular obra de Rubem Braga, contendo  exclusivamente textos que fazem menção à terra natal.

"O Governo do Estado se orgulha de ter Cachoeiro, "nossa capital secreta", e ainda mais, dos seus filhos ilustres. Com imenso prazer promovemos neste dia o lançamento deste livro fruto de muito trabalho e dedicação", afirma Joelson Fernandes, subsecretário de Estado da Cultuta.

A seleção e organização dos textos ficou a cargo de Marcelo Grillo, Fernando Gomes e Maria Elvira Tavares Costa. O projeto gráfico e as ilustrações são de Diego Scarparo. A publicação conta com apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Banestes, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Foz do Brasil e Unimed Sul Capixaba.

Além de de admiradores da obra do cronista cachoeirense, o lançamento do livro contou com a presença de autoridades e gestores culturais entre eles o prefeito de Cachoeiro,CARLOS ROBERTO CASTEGLIONE ; o subsecretário de Cultura do Espírito Santo, Joelson Fernandes; a secretária de Cultura do município, Joana D'Arc e a Diretora da Bibiolteca Pública Estadual, Nádia Alcure.

Informações à imprensa:

Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo