19/06/2012 13h21 - Atualizado em 05/01/2017 14h31

Jovens de escolas públicas lançam seus filmes em praças e ruas da Grande vitória

Jovens de quatro bairros da Região Metropolitana capixaba mostrarão em uma tela de cinema montada na rua como enxergam e sentem a região onde vivem. Com roteiro, produção e direção dos estudantes de ensino médio da rede pública estadual, os filmes de curta-metragem foram produzidos a partir de oficinas básicas sobre a linguagem cinematográfica, totalizando 42 horas de aulas que incluíram noções de roteiro, produção, direção, captação de imagem e som, iluminação e edição.

A Mostra Audiovisual Meu Lugar será aberta no dia 26 de junho e prosseguirá até 02 de julho em sessões gratuitas para a comunidade. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Sincades, por meio do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ), com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e a execução do Instituto Marlin Azul.

A programação é composta pelos vídeos: "Controlando a Minha Maluquez", dos alunos da EEEFM Mário Gurgel, de Terra Vermelha (Vila Velha); "Rose News", dos alunos da EEEFM Saturnino Rangel Mauro, de Nova Rosa da Penha (Cariacica); "Aleluia", dos alunos da EEEFM Marinete de Souza Lira, de Feu Rosa (Serra); e "A Vila, o Meu Lugar", dos alunos da EEEFM Maria de Novaes Pinheiro, de Vila Bethânia (Viana).

A mostra percorrerá os bairros que receberam as oficinas, além de outras localidades, como forma de ampliar o acesso à cultura e ao conteúdo audiovisual produzido em variadas realidades. Cada sessão, com início às 19 horas, contará com uma tela de cinema de 8 metros e 200 cadeiras para acomodar os espectadores.

Os vídeos - De olho nos personagens populares e irreverentes do bairro, os jovens realizadores de Terra Vermelha criaram o vídeo "Controlando a Minha Maluquez". O documentário mostra a irreverência de Reginaldo Rayol, pedreiro que aproveita a feira tradicional do domingo para animar a comunidade com sua música e seu violão sem cordas.

Para realizar o vídeo "Aleluia", os estudantes de Feu Rosa percorreram algumas das 300 igrejas espalhadas pelo bairro para revelar os diferentes rituais praticados por moradores que se consideram convertidos pela fé.

No documentário "Rose News", os participantes das oficinas optaram por montar um vídeo em formato de telejornalismo, integrado por reportagens curtas sobre alguns desafios e conquistas de Nova Rosa da Penha. Apesar de buscarem inspiração no formato jornalístico, os jovens diretores produziram um noticiário leve e descontraído, com toques de humor e improvisação.

A exibição marca a entrega dos DVDs com as obras e o making of das produções para os jovens realizadores. Durante a apresentação, serão ainda sorteadas cópias para o público. O evento marca ainda a distribuição gratuita de 500 DVDs para cineclubes, pontos de cultura, escolas estaduais, além de mostras e festivais de cinema.

O que é o projeto - A Mostra Audiovisual Meu Lugar oferece a jovens do ensino médio de escolas públicas a oportunidade de aprender todas as etapas de produção audiovisual para a realização de um vídeo capaz de expressar suas ideias sobre o lugar onde moram.

O objetivo é estimular os jovens, com idade entre 15 e 24 anos, a refletirem sobre sua realidade local, seus potenciais, suas dificuldades e suas perspectivas para o futuro, a partir da experimentação da linguagem audiovisual. A Mostra é uma das ações do Projeto Cultura Presente cujo objetivo é contribuir para a construção da cidadania e das diferentes possibilidades de ser e estar no mundo, por meio da arte e da cultura.

O Projeto Cultura Presente integra o Programa Estado Presente que é uma iniciativa de enfrentamento e redução da violência, uso indevido de drogas e exclusão social. As ações do Programa são desenvolvidas em bairros específicos de forma integrada pelas diversas Secretarias Estaduais, diferentes esferas do Poder e parceiros privados, com a articulação da Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas (SEAE).

- Rose News

Roteiro, produção e direção: Alunos EEEFM Saturnino Rangel Mauro, Nova Rosa da Penha (Cariacica), 11 minutos

Sinopse: O telejornal aborda a realidade do bairro de um jeito bem humorado.

- Controlando minha Maluquez

Roteiro, produção e direção: Alunos EEEFM Mário Gurgel, de Terra Vermelha (Vila Velha), 9 minutos de duração

Sinopse: O telejornal aborda a realidade do bairro de um jeito bem humorado.

- A Vila, o Meu Lugar

Roteiro, produção e direção: Alunos da EEEFM Maria de Novaes Pinheiro, de Vila Bethânia (Viana), 10 minutos de duração

Sinopse: As dificuldades e soluções encontradas por jovens para se divertirem

- Aleluia

Roteiro, produção e direção: Alunos EEEFM Marinete de Souza Lira, de Feu Rosa (Serra), 14 minutos de duração

Sinopse: A comunidade de Feu Rosa e suas 300 igrejas.

TER

Vila Betânia

R. Domingos Vicente

Viana